Artigo sobre o filme kiriku

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
África: pesquisa e ensino de historia em Kiriku


RESUMO: Este artigo apresenta concepções sobre a proposta de uma análise e discussão da história africana sobre o filme:Kiriku e a Feiticeira. Além de examinar a relação entre o filme com a “história africana”, ele também sistematiza as noções que comandam a reflexão dessa produção cinematográfica, enquanto uma importante fonte histórica sobretal temática. Por último ressalta a maneira pela qual se efetiva os elementos norteadores a cerca do conteúdo do filme como: a tradição oral, a questão da hierarquia, o poder das mulheres africanas e a visão sobre a infância.

PALAVRAS-CHAVE: história africana;tradição oral;o poder das mulheres africanas; infância.

INTRODUÇÃO
O Filme “Kiriku e a Feiticeira” é um desenho animado francês,produzido por Michel Ocelot, sobre a história de uma lenda africana Ocidental. Nele um menino, chamado Kiriku, nascido em uma aldeia africana, enfrenta o desafio imposto em seu destino, enfrentar uma poderosa e malvada feiticeira, que provocara em sua aldeia, uma onda de desgraça a sobrevivência dos moradores.
O garoto mostra-se altamente habilidoso, tanto fisicamente como mentalmente, entretanto,o seu tamanho, astúcia, e agilidade física não são o bastante para a sociedade na qual ele está inserido, uma vez que ele é somente uma criança. Nota-se então, que o ambiente é altamente determinista do ponto de vista hierárquico, pois cabe aos mais velhos a papel de liderança do grupo, o papel de saber da comunidade, o sábio é quem explica as coisas como são.
Mas o tamanho físico de Kiriku nãoé um empecilho para ele, pelo contrário, a habilidade e esperteza do menino transformam sua estatura numa oportunidade para chegar perto da feiticeira sem que seja visto. Podemos assim perceber que podemos ser o agente transformador na sociedade, basta você ter perseverança naquilo que anseia.
O filme Kiriku pode nos ajudar a perceber como se dá a tradição nas tribos africanas. A tradição é oral,tudo o que se sabe foi contado por alguém, Kiriku já nasce fazendo perguntas, pois sabe que a única forma de obter respostas é oralmente, ele faz perguntas primeiramente à sua mãe e logo depois sai fazendo perguntas a todos na aldeia.
Essas atitudes fazem o garoto questionar insistentemente a relação de poder que a feiticeira tem sobre a aldeia, quando ele pergunta por que a feiticeira Karabá éma, e ninguém sabe a resposta, só sabem reproduzir a história de que a feiticeira comia os homens, e ele não obtém respostas, pois o lugar onde ele nasceu possui uma tradição onde não se admite questionamentos.
Tais respostas de acordo com a trama são fruto de uma tradição oral, pois foi o que haviam contado para eles, mas a curiosidade de Kiriku não o deixa ficar apenas com essas respostassimplista, e ele então vai à procura da pessoa mais sábia da aldeia, que é o sábio da montanha (seu avô), isso nos faz perceber como que a questão de hierarquia é tão forte e marcante nas sociedades africanas.
Podemos perceber novamente nesse momento que o idoso nas sociedades africanas é o detentor do saber, cabe a ele passar seu conhecimento para os mais novos. Para os africanos os anos de vida dapessoa a deixa mais sábia, e essa sabedoria deve ser procurada, o mais velho é o conselheiro, sua vasta experiência de vida faz com que ele saiba dar bons conselhos, por isso sua opinião é muito respeitada.
Com esse filme podemos ver ainda como a sociedade africana era (ou em alguns casos ainda é) normalmente organizada, Os mais velhos ocupam o topo na hierarquia, devemos lembrar quem em algumascomunidades africanas existe o culto aos ancestrais, a sabedoria do idoso é incontestável.
Segundo HampâtéBá, quando falamos da tradição em relação à história africana, referimo-nos à tradição oral, e nenhuma tentativa de penetrar a história e o espírito dos povos africanos terá validade a menos que se apoie nessa herança de conhecimentos de toda espécie, pacientemente transmitidos...
tracking img