Artigo sobre o feminino dentro do catolicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“VINHO NOVO EM ODRES VELHOS”: a mulher na Igreja pós Vaticano II e as assimetrias de gênero na hierarquia católica.
Graciane Torres Azevedo
Orientadores:
Miguel Augusto Pinto Soares
RESUMO:
Analisar o papel feminino e suas representações dentro da história das religiões, dentre elas o Catolicismo, nos leva a perceber muitas figuras fortes e simultaneamente passivas dentro do seu própriocontexto. Parafraseando Hanke-Heinemann, a história da mulher dentro do cristianismo que conhecemos, “é quase a história de como as mulheres foram silenciadas e privadas dos seus direitos”. O presente artigo pretende trazer presente as origens desta busca feminina pelo seu verdadeiro espaço, luta esta que já conta séculos, especialmente no que diz respeito à igualdade de gênero na hierarquiacatólica. Percebendo como a feminilidade tem sido tratada através das épocas, vamos às raízes deste tão antigo debate.
Palavras Chave: Cristianismo, hierarquia, mulher.

INTRODUÇÃO
Ao analisarmos o papel feminino e suas representações dentro da história do Catolicismo, nos deparamos com figuras fortes e ao mesmo tempo passivas na sua própria condição. Saindo das sociedades “matriarcais” e do culto aoSagrado Feminino até as sociedades “patriarcais” que conhecemos, a história da mulher dentro do Cristianismo, segundo Ranke-Heinemann, “é quase a história de como as mulheres foram silenciadas e privadas de seus direitos”.

A luta feminina pelo direito ao seu verdadeiro espaço tem séculos. Luta esta desencadeada pela necessidade frente à modelos de sociedade que determinaram que a mulherfosse um ser frágil, vinda ao mundo unicamente pela garantia da continuidade da espécie. Delinear o poder ocupado pelas mulheres e precisar a influência exercida por elas, se apresenta como algo mais complexo do que se imagina, mesmo porque o espaço arduamente conquistado pelas mulheres nas religiões e na sociedade em geral, não possui o alcance dos altos postos na hierarquia, especialmente naIgreja Católica. E porque a mulher não pode ser “sacerdotisa”? Ao que parece, a Igreja estabelece uma hierarquia entre a sexualidade, poder sacral e gênero. É necessário, portanto, trazer presente as origens dessa busca, procurando perceber como a feminilidade tem sido tratada através das épocas, até chegarmos ao nosso contexto atual do Cristianismo.


1 – A mulher na Antiguidade

Nascivilizações antigas como Egito, Babilônia, Grécia e Roma, para citar algumas, deparamos facilmente com o culto prolixo à mulher e à feminilidade na figura de múltiplas deusas. Assim analisando, o contexto social e religioso dessa época nos remete aos registros pré-históricos, quando surgiu a primeira manifestação religiosa da humanidade, representada pelo culto de adoração à deusa: um culto expressadona forma de adoração à Natureza, à terra, aos ciclos e à fertilidade.

Segundo o historiador Raimundo Campos:

(...)os clãs do Paleolítico eram matriarcais, uma vez que os homens em atividade de caça, vivam se deslocando, cabendo às mulheres a consolidação da sedentarização e do primeiro registro histórico de um clã e de um governo familiar. Esta abordagem mítico-religiosa prevaleceuentre as civilizações antigas e nos respectivos mitos.


Desde a Antiguidade, os registros sobre as mulheres são feitos por homens públicos que construíram a memória das cidades que governaram, cuja única representação feminina que conhecem é a “submissa, dedicada e reprodutora”. Filósofos, teólogos, moralistas, pedagogos, dizem o que são e para que servem as mulheres, como cita Rousseau,Elas definem-se, pelo seu lugar e deveres: agradar aos homens, fazer-se amar e honrar por eles, criá-los quando jovens, cuidar deles quando adultos, aconselhá-los, consolá-los, torna-lhes a vida agradável e doce, tais são os deveres das mulheres em todas as épocas, e o que lhes deve ensinar desde a infância.

O mundo greco-romano, especialmente entre 200 a.C e 200 d.c, foi marcado pela forte...
tracking img