Artigo sobre a influencia da leitura na produção de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLUÊNCIA DA LEITURA NO EXERCÍCIO DA ESCRITA


KRÁS, CléaSilva Biasi. A Interdependência Entre a Leitura e a Produção Escrita. Ed. I. Rio Grande do Sul: ULBRA, 2008.

No artigo de Krás, a leitura é considerada um excelente recurso para aelaboração de textos, este necessita de certas habilidades e conhecimentos para que torne a escrita compreensível. Mas há um agravante que dificulta o desenvolvimento do processo de ler e escrever.Atualmente a maioria dos jovens tem dificuldade na hora de compreender aquilo que se estar lendo, limitando assim a habilidade indispensável para um aluno e para um bom profissional.
Teorias atuaiscomo a de Schneider “Ler é compreender, pois a leitura não se efetiva sem a compreensão” ou de Goodman “ A leitura é um jogo psicolinguístico de adivinhação, que envolve um processamento deinformações por tentativas” demonstram que a leitura é um processo que decodifica as palavras, onde o leitor interage com o texto, interpretando e dando significados as suas palavras.
A autora tambémdestaca que o surgimento da língua escrita resultou do desenvolvimento das culturas, que a sua criação foi uma evolução que se estendeu além da comunicação primária. Com essa evolução passou-se a teruma maior preocupação no texto escrito, procurou-se tornar o texto legível, claro e para expressar claramente suas ideias é necessário o domínio de regras e normas ortográficas. Classificando o bomtexto como aquele que o leitor consegue entender com clareza aquilo que o autor quer transmitir, estimulando a leitura de outros textos.
Krás afirma que o conhecimento é adquirido e armazenado namemória, sendo utilizado como conhecimento prévio, dando sentido a leitura. Esse conhecimento é ativado pelo leitor para auxiliar na recepção do texto, de forma que o mesmo compreenda a escrita...
tracking img