Artigo sobre teste cego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste Cego - Influência da Marca na Aceitação de Iogurte

1) Resumo:

Foram estudadas quatro marcas de iogurte sabor morango de embalagem de 1 litro, Danone, Batavo, Vigor e Piá, com o objetivo de avaliar a influência da marca na aceitação das mesmas. As amostras foram separadas em quatro grupos e baseadas em marcas populares. O trabalho foi realizado em uma etapa, com a aplicação do testecego. O teste foi aplicado a cinquenta julgadores, em condições não laboratoriais, no saguão da Faculdade de Administração da universidade Uniritter, usando escala hedônica de nove categorias. Os resultados foram analisados pelos participantes do grupo. No teste cego, a marca quatro diferiu das demais marcas analisadas, sendo a menos aceita. Os resultados indicam que muitas vezes a embalageminfluencia e pode modificar a aceitação de algumas marcas, pois a menos aceita é uma das marcas mais populares e consumidas do mercado, como veremos a seguir.


2) Introdução:

O iogurte é um produto amplamente recomendado pelas suas características sensoriais, probióticas e nutricionais, pois, além de ser elaborado com leite contendo alto teor de sólidos, cultura lática e açúcar, pode ainda,ser enriquecido com leite em pó, proteínas, vitaminas e minerais, e ser produzido com baixo teor ou isento de gordura e até mesmo associado a uma variedade de frutas .

O crescente mercado dos produtos naturais, aliado ao interesse dos consumidores na prevenção de doenças, tem pressionado a indústria alimentícia na busca por produtos mais saudáveis e direcionado pesquisas nesse sentido. Naprática as frutas utilizadas para saborização de iogurtes são muito variadas e refletem os gostos dos consumidores desde os clássicos iogurtes de morango e de banana, até os mais exóticos de maçã com caramelo, maracujá e frutas silvestres.

Nos últimos 20 anos, a fabricação de iogurte no Brasil cresceu de maneira bastante considerável e hoje já se verifica um crescimento notável quando comparado àprodução de outros países. Essa ampliação de mercado e consumo deu-se, em parte, graças ao que pesquisadores da área de alimentos chamam de aromatização, isto é, a colocação de sabores no produto. No entanto, o iogurte poderia ter melhor aceitação no mercado interno (e por consequência maior expansão de mercado e faturamento) se os seus fabricantes investissem mais no que se refere às pesquisas deanálise sensorial do alimento, de modo a torná-lo um produto mais condizente com o gosto e paladar do consumidor.

Por outro lado, nos últimos anos o Brasil tem-se revelado um grande produtor de iogurte, porque há no país, vários produtores de leite e diversos laticínios que investem pesado no produto, embora ainda faltem pesquisas que investiguem a qualidade do produto. Principalmente no querelaciona às suas características fundamentais que, por consequência, deverão torná-lo um produto mais agradável ao consumidor que, certamente, passaria a comprar mais iogurte, colaborando para a economia do país.

Apesar da explosão das vendas, ainda falta muito para que os brasileiros se igualem aos europeus no consumo per capita de iogurte. Na França, por exemplo, o consumo per capita doproduto é de 19kg por ano, Uruguai e Argentina 7kg ao ano, enquanto que no Brasil o consumo é de 3kg por ano. Vale ressaltar que a produção brasileira gera em torno de 400 mil toneladas por ano, representando 76% do total de produtos lácteos. Se forem considerados os micro-fabricantes regionais, a produção passa de 500 mil toneladas por ano, uma vez que no Brasil há mais de 200 fabricantes com esseperfil. Dessa forma, o Brasil se transforma no sexto maior mercado alimentício nacional, movimentando cerca de R$ 1,3 bilhão ao ano. E mais: no Brasil existe uma forte concentração no sabor morango, que representa de 70% a 80% do volume produzido no país, que foi objeto de nossa pesquisa. É hábito do consumidor brasileiro optar pela cor e pelo glamour do morango. As crianças e adolescentes são...
tracking img