Artigo sobre politicas de assistencia a saude da mulher e da criança na mder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA À SAUDE DA MULHER E DA CRIANÇA NA MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ.

Keilane da Silva Hipólito*
Gilvo de Farias Júnior**

RESUMO

A saúde publica brasileira tem avançado muito nos últimos tempos, principalmente na qualidade do atendimento aos usuários, através da Política Nacional de Humanizaçãodesenvolvido pelo Ministério da Saúde, aqui representado pelos serviços prestados na Maternidade Dona Evangelina Rosa em parceria com o Governo do Estado do Piauí no Segundo Seminário Nacional de Humanização que tem por objetivo debater as experiências adotadas no sistema público de saúde e os programas desenvolvidos pelo Estado em prover melhorias de vida e saúde para a população.

Palavras-chave: Saúdepública, Humanização, Ministério, Maternidade, Evangelina Rosa.

____________________________________________________________

___
* Keilane da Silva Hipólito – Formada em Gestão Hospitalar pela IEST/ Matriculada no Curso de Saúde Pública da Pró-Reitoria de Pós-Graduação FACINTER-FATEC.
**Gilvo de Farias Júnior – Nutricionista, formado pela UFPI, Mestre pela UFPE

1- Introdução

OMinistério da Saúde promoveu, em Brasília, entre os dias 5 e 7 de Agosto de 2009, o 2° Seminário Nacional de Humanização, que teve como objetivo debater experiências no sistema publico de saúde no Brasil. Do Piauí, cinco trabalhos ficaram em destaque, dentre eles, quatro são de hospitais estaduais de referência: Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, Hospital Areolino de Abreu e Hospital InfantilLucidio Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa que apresentou o trabalho realizado pela Câmara Técnica de Humanização da Instituição. O seminário teve como meta debater a Política Nacional de Humanização (PNH) aplicada no Brasil, que existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das praticas de atenção e gestão, qualificando a saúde publica e incentivando trocas solidariasentre gestores, trabalhadores e usuários. (Sítio da Sec. De Saúde/2009)
Em entrevista à Revista Terra Querida em Novembro de 2009, o então Secretário de Saúde do Estado, Assis Carvalho, disse que “as condições de trabalho dos hospitais piauienses são referência e tem melhorado bastante no avanço em relação à humanização do atendimento. Aumentando o número de programas sociais de assistência àsaúde pública.”

2- Câmara Técnica de Humanização da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER)

2.1 - Trajetórias de Humanização na MDER

Em 2007, a MDER, criou a Câmara Técnica de Humanização na Instituição através de ações que priorizassem a gestão democrática, a ambientação, a sensibilização e a capacitação dos colaboradores, visando a uma melhor qualidade no atendimento aos usuários do SUS.O Diretor Geral da MDER, Francisco Passos, afirma que “o trabalho de humanização na maternidade ocorre desde a entrada da paciente e se estende a todas as outras alas hospitais, visto que, dessa forma, eles se sentem mais acolhidos”. O diretor afirma ainda que depois da implantação da Política Nacional de Humanização muitas mudanças aconteceram na Maternidade, como a criação da Ouvidoria,possibilitando a comunicação de queixas, elogios e sugestões pelos usuários e, conseqüentemente, a melhoria dos serviços prestados. O ambiente foi reformado - incluindo portas de entrada, recepção e admissão na UTI adulto, UTI neonatal, climatização do SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística), reforma das áreas de lavanderia e SAMVIS (Serviço de Atenção as Mulheres Vitimas de Violência Sexual), alemde melhoria na qualidade do atendimento, melhor comunicação e motivação profissional.
De acordo com o Ouvidor da Maternidade, Lourival Oliveira, a Ouvidoria tem função de materializar a Política de Humanização do SUS, como um instrumento de gestão participativa dos usuários, cujo papel é sair da teoria e colocar essas ações em pratica através do acolhimento, da ambiência e da gestão...
tracking img