Artigo sobre obesidade nos animais domesticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OBESIDADE EM ANIMAIS DE COMPANHIA

Graduandos do Curso de Medicina veterinária

RESUMO:
Este artigo tem por finalidade demonstrar que a obesidade em cães e gatos tem se tornado cada dia mais freqüente nos atendimentos veterinários e a principal causa esta associada à vida sedentária do proprietário, bem como do seu animal, juntamente com o aparecimento de alimentos muito saborosos, com altoteor energético e a forma inadequada do proprietário em oferecer ao animal petiscos, ocasionando desequilíbrio nutricional. A obesidade já é encarada como uma doença de caráter grave, pois causa vários danos como problemas cardíacos, diabetes melitos, problemas articulares, entre outros.

Palavras-chaves: obesidade, nutrição e animais de companhia.

ABSTRACT:

This work searches to showhow the obesity in dogs and cats if has become frequent in the veterinarians and the main cause this associate the sedentary life of the owners and consequently of the animal, conjugated with the very flavorful food appearance, with high
energy and inadequate handling of the owners in offering to the animal delicacy, causing nutritional disorder. The obesity is an disease of serious, but causeother damages as cardiac problems, diabetes, problems to articulate, among others.

Key words: metabolic disease, nutrition, company animals.
INTRODUÇÃO

O tema obesidade, que será abordado neste trabalho, é muito importante quando se fala sobre saúde dos animais domésticos.A obesidade é causada por má alimentação e pode ocasionar malefícios tais como: problemas cardiovasculares, articulares,artrose, diabetes, problemas reprodutivos, endócrinos, dermatológicos e intolerância ao calor. Existem inúmeras doenças advindas da obesidade. Nesse trabalho será relatado como tratar e evitar essa afecção que pode apresentar conseqüências desastrosas nos animais domésticos.

Obesidade
A obesidade trata-se de uma condição patológica caracterizada por um acúmulo de gordura maior que o necessáriopara otimização das funções do corpo, suficiente para deteriorálas e prejudicar a boa saúde e o bem-estar animal (MORGANTE, 1999 e BIOURGES, 1997). A obesidade é uma doença grave que diminui em média a expectativa de vida em até 2 (dois) anos, além de ser responsável pela redução na qualidade de vida dos animais de estimação. O desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético, que conduz a umpersistente excesso calórico é a principal etiologia em todos os casos de obesidade. Embora aparente for simples existem outras causas, algumas ainda não completamente esclarecidas que contribuem para o desenvolvimento da obesidade (MORGANTE, 1999 e CASE et al.,1998). O animal obeso fica doente com mais freqüência, visto que a obesidade predispõe a problemas articulares e cardíacos, além dedificuldade respiratória e infecções (principalmente de pele). No país a maioria acha que bem-estar animal e somente lhe fornecer comida e água fresca, sendo que isso é um grande erro, não procurando informações adequadas sobre seus animais de estimação não estão prontos nem entendem as conseqüências que esse descaso pode trazer no futuro.

Tratamento
A prevenção é a melhor maneira de tratar aobesidade. Os cães e gatos devem ser alimentados de maneira que permita a manutenção de um peso ideal. Um alimento rico em gordura, que está sendo fornecido a um animal sedentário deve ser racionado de maneira muito rigorosa. O fornecimento de petiscos, doces, ou restos de refeições ao animal de estimação é um acréscimo calórico, devendo ser reduzido na mesma proporção da ração diária consumida peloanimal (BIOURGES, 1997).
Ou seja, se seu animal tem tendências seja ela de raça, idade, metabólicas ou não a prevenção é a melhor saída, com alimentação regrada, nutrição adequada à raça e idade do animal além de exercícios físicos e consultas no profissional de veterinária para acompanhamento anual ou mensal.
Se o animal já está obeso esses passos devem ser seguidos corretamente da mesma maneira....
tracking img