Artigo sobre marketing para dentistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo sobre a disciplina que orienta a atuação no mercado em busca de melhores serviços e da satisfação e retenção de clientes. .
INTRODUÇÃO
Considere as seguintes perguntas:
- O atendimento prestado pela sua secretária não reflete a qualidade de seus procedimentos?
- Está cada dia mais difícil conseguir que aceitem os planos de tratamento?
- Poucos pacientes têm retornado regularmente ealguns simplesmente não aparecem mais?
- Seu ganho líquido no consultório está abaixo dos seus objetivos?
- Você ainda não tem todo o reconhecimento e a reputação que gostaria de ter em sua comunidade?
- Você gostaria de ter um maior número de novos pacientes todo mês?
- Seus pacientes não reconhecem a qualidade e os benefícios dos tratamentos?
- Você acha que seus pacientes poderiamestar fazendo muito mais indicações?
Se você respondeu sim a algumas destas perguntas então o que você precisa é de Marketing, a disciplina que orienta a atuação no mercado em busca de melhores serviços e da satisfação e retenção de clientes ao longo do tempo. Mais do que nunca, a profissionalização do consultório é necessária para se sobressair no mercado, conquistar e manter um maior número depacientes e conseguir a remuneração sonhada nos tempos de faculdade.
Mas é justamente esta postura, o jeito empresarial de administrar que você deverá assumir daqui para frente.
Seu consultório deve ser encarado como uma empresa inserida em um mercado altamente competitivo. E este mercado exige profissionais atuantes, com conhecimento de Marketing. Quem não adquirir estes conhecimentos ecolocá-los em prática imediatamente no consultório corre o risco de perder o “autocarro” da história, além de muitos pacientes e dinheiro.
Marketing auxilia os profissionais a criarem e oferecerem serviços que atendam melhor às necessidades e desejos dos seus clientes. Nos Estados Unidos e Canadá, os cirurgiões-dentistas já utilizam o Marketing há anos. A própria American Dental Association (ADA) oferecemuitos produtos e serviços na área para que os profissionais americanos tenham um melhor desempenho no consultório particular. E lá não há a saturação de mercado que existe aqui e a população tem maiores condições de frequentar o dentista.
A profissionalização do consultório deve ser empreendida por todos os cirurgiões-dentistas. Profissionais já estabelecidos poderão utilizar as técnicas deMarketing para conquistar e manter um maior número de pacientes satisfeitos e obter uma melhor remuneração. Recém-formados poderão planejar uma prática bem sucedida e começar da forma mais eficaz, atuando efetivamente no mercado e conquistando mais rapidamente o seu lugar no mercado. O Marketing no consultório particular deve ser praticado tanto por especialistas quanto por clínicos gerais, em cidadesgrandes ou pequenas. Basta adaptar as técnicas e ferramentas a cada realidade específica.
CONCEITOS DE MARKETING APLICADOS AO CONSULTÓRIO
Os conceitos fundamentais do Marketing Odontológico auxiliam você a olhar sob o ponto de vista dos pacientes e voltar seus serviços à satisfação deles. São eles que decidem a compra ou não de seus serviços. O Marketing ensinará a diferença entre produtos eserviços e como administrá-los para obter sucesso. Também possibilitará conhecer como seus pacientes percebem a qualidade de seus serviços (não é pela qualidade técnica de seus procedimentos).
Através desses conceitos básicos você ainda poderá entender a importância do atendimento prestado ao paciente; como desenvolver serviços mais adaptados às necessidades e desejos deles e de uma forma quetransmita segurança, confiança e competência; como criar e manter relacionamentos duradouros ao longo do tempo; como segmentar o mercado, diferenciar a oferta e posicionar seus serviços no mercado, além de inúmeros outros conhecimentos que lhe permitirão obter maior sucesso junto à prática odontológica particular.
PLANEJANDO PARA COMPETIR EM UM AMBIENTE SATURADO
Competir em um ambiente destes...
tracking img