Artigo sobre manutenção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| | |

A SATISFAÇÃO DO MANUTENTOR NA ÁREA INDUSTRIAL: O CASO EM UMA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA

THE MAINTAINER’S SATISFACTION IN THE INDUSTRIAL AREA: THE CASE IN A SLAUGHTERHOUSE INDUSTRY

Jackson André Munhoz
jackson.munhoz17@gmail.com

Resumo

Estainvestigação busca estudar e analisar pontos de satisfação e insatisfação no trabalho de mecânicos e eletricistas industriais em uma empresa frigorífica na região dos Campos Gerais no Estado do Paraná. Através de ferramenta metodológica (escala de likert) procurou-se levantar pontos que estão ligados à satisfação das pessoas no ambiente de trabalho. O resultado da análise apresenta itens como fontede grande insatisfação que os gestores podem realizar melhorias.

Palavras-chave: satisfação no trabalho, gestão de pessoas, motivação.

1. Formatação geral

Devido à grande competitividade do mercado atual, a tendência das empresas é a busca contínua da melhoria da qualidade de seus produtos e serviços. Nas últimas décadas, a maioria das ações organizacionais tem tido foco para asatisfação dos consumidores (os clientes externos), buscando atender as necessidades de consumo e principalmente, antecipar e superar suas expectativas. O aumento de esforços na direção da satisfação dos seus próprios funcionários (os clientes internos) - que não são mais vistos como simples mão-de-obra, mas como colaboradores ou parceiros – também colabora com a melhoria de produtos e serviços.Neste ideal, essas administrações têm buscado gerar comprometimento, expectativa, motivação e satisfação nos empregados, fatores estes, que podem afetar os processos organizacionais, a qualidade do produto/serviço e a produtividade esperada.
Ao se falar em qualidade e produtividade, pode-se destacar uma parte importante em todo o processo industrial: a área da Manutenção Industrial, a qual tema importante função de manter o sistema organizacional em funcionamento. O mau funcionamento ou a má administração nessa área organizacional coloca em risco todo o do processo produtivo.

A função manutenção, derivada do latim manus tenere, que significa manter o que se tem, aparece na história humana, desde que teve início o manuseio de instrumentos de produção. Na revolução industrial,no final do século XVIII, a sociedade se incrementou no que se refere à capacidade de produzir bens e consumo e trabalhar com novas idéias de maquinários. No século XX, foram grandes os avanços no campo da tecnologia e ciência, cada vez mais rápidas e eficientes com grande impacto no meio ambiente do homem, fazendo com que o mesmo tenha que se superar nas suas atividades e conhecimentos.Neste aspecto, segundo Carvalho e Kardec (2002), o trabalho está sendo enobrecido e cada vez mais o pessoal da área de manutenção precisa estar qualificado e equipado para evitar falhas e não para corrigi-las. A presença de equipamentos sofisticados e de alta produtividade aumentaram a exigência de disponibilidade desses equipamentos e os custos de inatividade ou de sub-atividade se tornaramaltos.

Visando a preparação para estes desafios do mundo atual, o setor de manutenção não pode ser encarado apenas como mais uma parte do processo e deve ser objeto de planejamento em todos os seus aspectos de controle.

Muitas empresas estão conscientes dos desafios da função de manutenção e programam políticas ou estratégias para fazer dela uma função com a mesma importância queoutras funções organizacionais, ou seja, a função manutenção é parte integrante das estratégias que a organização deve planejar para ser a melhor.

Considerar a manutenção somente como uma função tática e operacional é ter uma visão míope (TSANG, 1998). Também tem uma dimensão estratégica visando aspectos como: definição da concepção da manutenção, gestão dos recursos à disposição da...
tracking img