Artigo sobre Linguagem Logo e BetaLogo

3225 palavras 13 páginas
LINGUAGEM LOGO: EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS
Vanderlei Rodrigues Gregolin
Professor Assistente Doutor da FCLAr/Unesp/Araraquara e-mail: vgregolin@terra.com.br
RESUMO:
A linguagem computacional Logo, criada por Seymour Papert, pode contribuir para a aprendizagem de conceitos matemáticos com compreensão, mesmo nas interações iniciais de crianças. Uma tartaruga pode ser movimentada na tela do computador através de comandos digitados: riscando, apagando, pintando. Essas ações são propostas relacionando posições, distâncias, ângulos, comandos da linguagem.
A apresentação de alguns conceitos e procedimentos matemáticos, discutidos na minha
Dissertação de Mestrado (GREGOLIN, 1994), objetiva incentivar o uso da linguagem
Logo como ferramenta para a exploração de conceitos matemáticos.
Algumas características da linguagem Logo e da implementação BetaLogo são apresentadas. Palavras-chave: Logo, Educação Matemática
1. INTRODUÇÃO
Seymour Papert trabalhou com Piaget durante cinco anos, com a atenção voltada para as crianças, a natureza do pensamento e como as crianças se tornam pensadores. Em 1964, mudou-se para o MIT (Massachussets Institute of Technology EUA), um mundo de cibernética e computadores. Sua atenção ainda estava focalizada na natureza do pensamento, mas agora se volta à preocupação imediata relacionada ao problema da Inteligência Artificial1: como fazer máquinas que pensem?
A partir da reflexão simultânea de como as crianças pensam e como os computadores poderiam pensar, Papert planejou uma linguagem computacional que deveria ser apropriada para crianças, mas que não fosse uma linguagem de brinquedo.
Deveria ter o poder2 das linguagens profissionais e também constituir em fáceis vias de acesso para principiantes sem domínio da matemática. O nome LOGO foi escolhido para a nova linguagem.
Dois grandes temas orientaram as investigações de Papert sobre computadores e educação: as crianças podem aprender a usar computadores habilmente e essa aprendizagem pode mudar

Relacionados

  • Trabalho Sobre As Linguagens De Programa O
    18644 palavras | 75 páginas