Artigo sobre desenvolvimento sustentavel e responsabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Gabriela Regina M. de Cardoso[1]

Resumo: Este artigo visa mostrar o que é o desenvolvimento sustentável, e sua aplicabilidade em nosso dia a dia, entrando também, na esfera da responsabilidade ambiental de fato, e seus efeitos.

Palavras-chave: DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, RESPONSABILIDADE AMBIENTAL.



Introdução

Os homenssempre tiveram em seus objetivos de vida enriquecer, por muito tempo utilizamos incontáveis recursos naturais, sem medida, sem preocupação com o meio ambiente, até que alguns recursos começaram a ficar escassos e os homens que utilizavam desses recursos começaram a se preocupar; Se preocupar, com o mundo ou com a economia? Primeiramente com a economia, pois só foi se ver o impacto que o meioambiente devastado traria na vida das futuras gerações algum tempo depois por estudiosos.
Desde então a preocupação com o meio ambiente, vem sendo um tema abordado no mundo todo, incluindo as grandes potencias mundiais.
Daí surgiu o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, o desenvolvimento capaz de suprir, as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender asnecessidades das futuras gerações, ou seja, o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro .
A partir desse ponto muito se foi falado sobre desenvolvimento sustentável, muitos projetos são mostrados, mais pouca coisa é executada, será falado mais detalhadamente sobre o desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental abaixo.



1 DA APLICABILIDADE DO dESENVOLVIMENTOsUSTENTAVEL

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursosnaturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. 
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimentosustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

É evidente que o desenvolvimento sustentável esta diretamente ligado a sociedade, pois para que ele seja executado depende da vontade da sociedade executar, esta também interligado com a economia, pois a matéria prima de vários produtos eextraída da natureza, fora esse dois elementos há também proteção ambiental , tem de haver a vontade não so do estado em proteger a natureza , como também das pessoas.

Com esses três elementos em sintonia, será possível executar o desenvolvimento sustentável de uma forma geral, ou seja, para todos e em todos os lugares, fazendo assim do mundo um lugar melhor, para nós e para as futurasgerações.

Nos dias atuais, a realidade é outra, não são todas as pessoas, nem todas as empresas que se importam com o meio ambiente e com as futuras gerações, e a proteção ambiental é muito falha.

Mas não e por isso que não iremos ficar sem fazer nada, cada pequena coisa que alguém faz para contribuir com o planeta saudável que queremos é valida, pois se juntarmos cada pequena coisa, aoutra, e a outra, e a outra,...., teremos uma ação grande que cada vez ira crescer mais e mais, e é isso que as pessoas não vem, pois ela se perguntam o que vai mudar a minha atitude, elas aplicam ‘’o principio da insignificância’’ em si mesmas .


1.1 Do fato gerador



O fato gerador desse comportamento social é que até pouco tempo, ninguém se importava em salvar o planeta, ninguém...
tracking img