Artigo sobre anabolizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
 Este trabalho de cunho bibliográfico tem como objetivo abordar os fatores que levam os jovens ao consumo de esteróides anabolizantes e as consequências causadas pelo uso abusivo destassubstâncias.
 
Palavras-chave: Danos causados por anabolizantes
 
1. Introdução:
 Os esteróides anabolizantes são hormônios androgênicos, secretados em especial pelos testículos  e em menor porçãopelo córtex da adrenal e pelo ovário, entre eles podemos citar a testosterona que tem como função manter as características sexuais secundárias e muitas vezes no tratamento de homens  com patologiasafins.
Entretanto, a descoberta desses hormônios em forma sintética fez com que muitos jovens em busca de um corpo "malhado" consumissem altas doses desses hormônios. Dessa forma, o uso de esteróidesanabolizantes sintéticos pode produzir efeitos colaterais indesejáveis como: diminuição da função testicular, incluindo a redução da produção de esperma, ginecomastia, disfunção hepática, alteraçõescomportamentais e do humor.
 2. Desenvolvimento:
 Segundo Katzung (2005), os esteróides anabólicos obtiveram certa proeminência para uso médico no início dos anos 50, para o tratamento de pacientes comdeficiência nos estrogênios naturais ou que sofriam de doenças caracterizadas por desgaste muscular. Entretanto, agora os esteróides

anabólicos passaram a fazer parte integral do ambiente de altatecnologia dos desportos competitivos, sendo utilizados por cerca de 90% dos fisiculturistas profissionais do sexo masculino e por 80% dos fisiculturistas profissionais do sexo feminino com aesperança de que possam melhorar o desempenho.
De acordo com McArdle, Katch e Katch (1998), um esteróide anabólico é um medicamento que funciona de maneira semelhante ao principal hormônio masculinotestosterona. Ao unir-se com áreas receptoras especiais no músculo e em vários outros tecidos, este hormônio contribui muito para as características sexuais secundárias masculinas e para as diferenças...
tracking img