Artigo semiotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE SEMIÓTICA DO TEXTO RETIRADO DO LÍVRO DE GÊNESIS CAPÍTULO 18, 1-15



Resumo:
Este artigo tem como objetivo realizar a análise semiótica da passagem bíblica ---- retirada do livrode Gênesis no antigo testamento. Através desta análise, baseada nos estudos e teorias de Greimmas, será oferecido uma diferente visão sobre como entender esta narrativa. Foram analisados pontos essenciais como a temática da fé e da infertilidade e ainda dentro do percurso gerativo de sentido a questão de Deus como sujeito manipulador e Abraão como sujeito manipulado. No texto Abraão conversa comDeus quando aparecem três homens, trazendo a notícia de que sua mulher Sara terá um filho e no conflito entre a fé, a felicidade pela gravidez e a incerteza de que isso possa realmente acontecer devido a idade do casal acontece todo desfecho da história.
Palavras Chave: Análise semiótica, Greimmas, Bíblia, Gênesis 18, 1-15.

1.0 Introdução:

Trataremos neste artigo a interpretação e análiseda passagem retirada da Bíblia do livro de Gênesis, capítulo 18 versículos de 1 a 15. Serão analisados, com base na semiótica a ciência geral do signo, elementos considerados por muitos demasiado simples, porém de extrema importância para que possa se obtida uma visão diferenciada do texto. A narrativa têm como personagens principais Deus, que trataremos com sujeito manipulador, Abraão como osujeito do fazer e Sara como terceiro sujeito.
Este texto será analisado com base no Processo Gerativo de Sentido, teoria proposta por Greimmas, aprofundando o Nível Narrativo, conforme suas características, das quais podemos citar a Manipulação, competência, performance e Sanção.

2.0 18 – Para Deus nada é impossível
1.Javé apareceu a Abraão junto ao Carvalho de Mambré enquanto ele estavasentado à entrada da tenda, pois fazia muito calor. 2 levantando os olhos, Abraão viu na sua frente três homens de pé. Ao vê-los, correu da entrada da tenda para ao encontro deles e se prostrou por terra, 3dizendo: “Senhor, se alcancei o seu favor, não passe junto ao seu servo sem fazer uma parada. 4Vou mandar que tragam água para que vocês lavem os pés e descansem debaixo da árvore. 5Vou trazer umpedaço de pão e vocês poderão recuperar as forças antes de partir; foi para isso que passaram junto ao servo de vocês”. Eles responderam: “Está bem, faça o que está dizendo”.
6.Abraão entrou correndo na tenda onde estava Sara, e disse a ela: “Depressa” Tome vinte e um litros de flor de farinha, amasse-os e faça um pão grande”. 7 Depois Abraão correu até o rebanho, escolheu um vitelo novo e bom, e oentregou ao empregado, que se apressou em prepará-lo. 8pegou também coalhada, leite e o vitelo que havia preparado, e colocou tudo diante deles. E os atendia debaixo da árvore enquanto eles comiam.
9Depois eles perguntaram: “Onde está sua mulher Sara?” Abraão respondeu: “Está na tenda”. 10O hóspede disse: “No próximo ano eu voltarei a você. Então sua mulher já terá um filho”. Sara estava na entradada tenda, atrás de Abraão e ouviu isso. 11 Ora, Abraão e Sara eram velhos, de idade avançadas, e Sara já não tinha regras. 12 Sara sorriu por dentro pensando: “Agora que sou velha vou provar o prazer? E com um marido tão velho?”. 13 Javé, porém, disse a Abraão: “Por que Sara riu, dizendo: ‘Será que vou dar à luz agora que sou velha?’ 14 Por acaso existe alguma coisa impossível para Javé? Nestemesmo tempo, no próximo ano, eu voltarei a você e Sara já terá um filho”. 15Sara, que estava assustada negou: “Eu não ri”. Mas ele tornou a dizer: “Não negue, você riu”.

3.0 Aplicando o percurso gerativo de sentido
Segundo Fiorin, 1989, o percurso gerativo de sentido é uma sucessão de patamares, cada um dos quais suscetíveis de receber uma descrição adequada, que mostra como se produz e se...
tracking img