Artigo Semi Tica Tatiane Zucchetti

2000 palavras 8 páginas
ECOPROPAGANDA E A SEMIÓTICA: análise da peça gráfica “Not only a tree is cut down”.

Tatiane Carijio Zucchetti1

Resumo
O presente trabalho visa analisar uma peça publicitária com base nos estudos da semiótica de Pierce. A mensagem torna-se clara quando as imagens, cores e formas são apresentadas de forma inteligente. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se a visão semiótica da peça analisada, que possui caráter de educação ecológica, utilizando de um animal em sua composição, visando a conscientização e responsabilidade social perante o meio ambiente.
Palavras-chave: Semiótica. Ecopropaganda. Desmatamento. ONG. Greenpeace.

Introdução

Atualmente as questões ambientais e a propaganda são temas absolutamente importantes. “Propaganda, significa disseminação ou promoção de ideias” (JOWETT e O’DONNELL, 1986).
A ONG Greenpeace, é conhecida por suas impactantes campanhas que possuem um único objetivo de salvar o planeta, utiliza-se de mensagens de impacto para sensibilizar a opinião pública com relação às suas nobres causas. Uma organização global e independente que atua para defender o ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Investiga, expõe e confronta crimes ambientais, desafiando os tomadores de decisões a reverem suas posições e a adotarem novos conceitos, buscando sempre oferecer esperança para essa e para as futuras gerações. GIACOMINI FILHO (2004, p.26) diz:

Os procedimentos ambientais que necessitam da propaganda, pois precisam difundir ideias de preservação, sustentabilidade ecológica, participação, redução de consumo e outras tantas que estão presentes no ideário pessoal e organizacional (governo, grupo, empresas), caracterizando-se, assim, a ecopropaganda.

O Greenpeace utiliza-se da ecopropaganda para propagar suas ideias de proteção ambiental, e para que estas ideias não sejam esquecidas, o mesmo se utiliza de estratégias ousadas para atrair a atenção das pessoas, como por exemplo, o apelo mais

Relacionados