Artigo resilencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A RESILIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DOS INDIVIDUOS

Ester Franco[1]
Rubens C. Viana F.[2]

RESUMO

Este artigo traz como tema um assunto que é de extrema importância para o desenvolvimento dos seres humano tanto profissional quanto pessoal, a resiliência, que é um conceito que tem sido utilizado para explicar fenômenos psicossociais referidos a indivíduos, grupos ou organizações que superam outranscendem situações adversas.
Descreve sobre as características de uma pessoa resilente, e como desenvolver este atributo, destaca também o valor da motivação para um individuo atuar com resiliência e assim ter um crescimento mesmo em ambiente hostis mantendo sobre tudo a autoconfiança.


1. INTRODUÇÃO


    O presente artigo trata-se de um termo que vem sendo difundido aos poucos no cenárioorganizacional brasileiro, a resiliência. O termo é procedente da física, que é capacidade de um determinado material resistir a uma pressão. A psicologia tomou o termo emprestado para definir pessoas resiliêntes, indivíduos que tem a capacidade de resistir adversidades e as resolvem de forma construtiva, aprendo com os conflitos gerados e agregando esse aprendizado ao seu desenvolvimento pessoal eprofissional.


As organizações vivem em constante desenvolvimento e transformações ocasionando assim a necessidade de possuírem em seus quadros organizacionais profissionais que saibam lidar com essas mudanças, pessoas que consigam achar o equilíbrio entre as tensões e a habilidade de lutar, pois nos dias de hoje diante da alta competitividade, instabilidade econômica e busca incansável porresultados, coloca os profissionais diante de vários conflitos que põem em teste a capacidade de manterem a estabilidade emocional.


Neste artigo também disserta-se sobre as características que possuem esses profissionais e como aperfeiçoa-las visando um melhor desempenho, já que profissionais que não desenvolvem esta competência, podem ter consequências que vão desde o baixo rendimento atédoenças psicossomáticas que são provocadas por distúrbios emocionais, como estresse, depressão entre outras. Assim como a importância que tem a motivação neste processo de crescimento e desenvolvimento humano.


2. DEFINIÇÃO DE RESILIÊNCIA



Diante de vários conceitos que vão da física as ciências humanas, pode-se concluir que resiliência é capacidade de um indivíduo possuir uma consciência sãem um ambiente insano, ou seja, de “dar a volta por cima”, de se superar e em meio à crise transformando o sofrimento em competência. É a capacidade de aprender tirando proveito das dificuldades e recuperar sua qualidade de vida.


Na atualidade os profissionais estão sendo compelidos a moldar- se a um cenário organizacional de acentuada competição, enfrentando situações das mais adversas deincontáveis desafios, e mudanças cada vez mais rápidas constantes e complexas é de extrema importância para esses indivíduos se adaptarem a toda variedade de circunstâncias.


Por tanto, torna-se vital para as empresas ter pessoas preparadas, engajada e com fácil capacidade de adaptação as novas demandas, para conquistar os desafios dessas mudanças. O profissional resiliênte é aquele que possuicompetências necessárias, para transformar problemas em soluções criativas, inovando e crescendo com as mudanças, possuem capacidade de lidar com as pressões e situações adversas sem prejudicar sua saúde física e seu equilíbrio emocional.



3. A RESILIÊNCIA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO



A resiliência torna possível um aumento da capacidade de interação das pessoasem diversas áreas e circunstancias tanto pessoal, quanto organizacional, possibilitando dissipar as adversidades naturais características dos ambientes. O indivíduo que possui capacidade resilitiva consegue superar os infortúnios alcançando resultados satisfatórios, no entanto, uma vez superado o problema, torna-se necessário o aprendizado e a retenção do mesmo, a vista disto quanto mais...
tracking img