Artigo Rescursos Humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Curso:
MBA em Gestão Empresarial
Disciplina:
Metodologia da Pesquisa Científica
Aluno(a):

RA:


1) Tema:
Gestão Estratégica de Pessoas

2) Delimitação do tema:
Liderança: o desafio de praticar a gestão de pessoas

3) Pergunta problema:
Como transformar a teoria da gestão de pessoas em prática?

4) Hipóteses:
Hipótese 1: É possível gerenciar pessoas mesmo com as urgênciasdos resultados.
Cuidado! As pessoas têm o poder de mudar os números – pra melhor ou pra pior...
Pessoas e resultados são como o Sol e a Lua. Um só aparece quando o outro ajuda.
Hipótese 2: Quando um líder não tem interesse em desenvolver pessoas, acaba desenvolvendo problemas.
Hipótese 3: Existem líderes que confundem liderança com amizade, mas na maioria das vezes se perdem com a intimidadeque essa proximidade traz.
Hipótese 4: Liderar sem conhecer o time é como navegar sem bússola em mar aberto.

5) Objetivo Geral:
Estudar a prática da gestão de pessoas.

6) Objetivos específicos:
a) Estudar o comportamento das lideranças em relação à gestão de pessoas.
b) Pesquisar sobre a dificuldade de aplicar na prática as teorias tão bem fundamentadas para esse tema.
c) Entrevistarpessoas que ocupam cargos de liderança, a fim de obter variadas formas de percepção a respeito do tema.
d) Fazer um brainstorming das causas da não aplicação da gestão de pessoas na prática.

7) Justificativa:
Um dos maiores desafios da atualidade é levar as pessoas a contribuir para a obtenção de resultados cada vez mais velozes e competitivos. As mudanças acontecem em todos os segmentos, atecnologia surge para facilitar o acesso à informação, a modernidade auxilia na praticidade e as pessoas ainda não conseguiram andar lado a lado com essa evolução.
A Gestão Estratégica de Pessoas é um assunto atual e recorrente nas organizações, mas quantos conseguem praticá-la com eficácia?
Há gestores que justificam seus resultados pela incompetência de seus liderados. Não seriam eles reflexo dasua gestão? Assumir um cargo de liderança é muito mais que conseguir um melhor salário. É o desafio de guiar pessoas, administrar seus conflitos, conhecê-las e ainda assim obter resultados.
Outro grande problema é conseguir fazer a gestão das pessoas que nada tem a ver com a sua personalidade. Muitos vão pelo caminho mais curto: “Dispense-o! Ele não serve pra minha equipe...”. Será que não éexatamente o fato dessa pessoa ser o que você NÃO É que te ajudaria a alcançar aquele ponto que faltava? Essa é a maior tarefa dos líderes. Colocar cada peça no devido lugar a fim de que o maquinário funcione. De que adiantam apenas as peças se essas estiverem soltas? E de que adiantam peças iguais se a função que o maquinário exige é diferente?
A proposta desse estudo é provocar a reflexão sobre otema a fim de obter atitudes práticas. As teorias são o embasamento para a mudança, mas de nada valem se não houver a intenção de colocá-las em prática.
Ouve-se dizer que trabalhar com pessoas é difícil. Na verdade é mesmo um enorme desafio, mas esse desafio está diretamente ligado às atribuições de um cargo de liderança, faz parte de suas obrigações. E o que é uma obrigação? Segundo o Aurélio:“O ato de obrigar; o fato de estar obrigado a. / Dever; preceito; lei. / Motivo de reconhecimento. / Favor; serviço (mais us. no pl.). / Emprego, ofício. / Dir. Vínculo jurídico pelo qual uma pessoa é obrigada a fazer ou não alguma coisa, em proveito de outrem...”
É comum as pessoas expressarem sua insatisfação: “Não sou obrigado a ouvir isso...”. No entanto, se esquece que assumiu determinadasobrigações ao aceitar uma atividade que requer esse tipo de atitude.
Onde está então a causa desse problema? Como uma empresa deve adequar suas lideranças ao estilo de gestão proposto?
Uma sugestão de melhoria que ajudaria na adequação a essa gestão tão necessária nos dias de hoje seria uma consultoria com os diretores e/ou cargos mais elevados de uma organização. Se começar a arrumar um...
tracking img