Artigo relaçoes raciais no espao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RAÇA E COR NA SALA DE AULA

LIMA. Raisa Rocha de
(e-mail: aissakiss@hotmail.com);
LOBO, Leylane Cabral
(e-mail: leylalobo@hotmail.com);
SANTOS, Andréa Lopes Lima dos
(e-mail: andrealima_lopes@hotmail.com)[1]

RESUMO

Este estudo sobre as relações raciais no ambiente escolar estabelece e reflexão sobre o negro e sua cultura nesse espaço. A cultura Afro-descendente, quando tratada noâmbito escolar, se remete de forma caricaturada a expor somente o folclore relativo a esse grupo. A defesa pela inserção da cultura Afro na escola ainda hoje esbarra no preconceito e numa crença de superioridade da cultura branca. Falar de Cultura Afro em uma sala de aula remete a mostrar como esse povo vive, seus costumes, seu cotidiano, suas influencias em nosso cotidiano, sua religião e todariqueza de sua musica, dança, comida, arte, literatura, belezas naturais seus grandes homens e mulheres, suas lutas, vitórias e derrotas. Dando um destaque principal a Cultura Afro-brasileira regionalizada, já que no extremo Sul da Bahia essas características e costumes são tão fortes e presentes em nosso cotidiano.

Palavras - chave: Racismo, Escola, Cultura, Mediação.

1- Relações Raciaisno Espaço Escolar

Questões ligadas ao racismo pela etnia do sujeito sempre foram temas de grande repercussão fora e dentro de espaço escolar. Mas na realidade o discurso produzido nas instituições educacionais pode ser utilizado como a primeira prova capaz de comprovar que as relações raciais no espaço escolar são excludentes. Dessa forma percebemos que existem inúmeras falhasrelacionadas à construção das relações raciais dentro da escolar.
Um dos pontos mais culminantes se inicia no próprio livro didático que são oferecidos pelo governo às escolas públicas durante o ano letivo. Tendo a figura do negro sempre sido representada como um povo sofredor, que aceitou pacificamente seu destino de ser escravo e que nunca se revoltando contra essa injustiça praticada contraseu povo. Na maioria das vezes os autores caracterizam no negro a imagem de um homem fraco e pacato, que nunca lutou pela sua liberdade, lembrado que a história é sempre contada pela visão do ‘vencedor ou dominante’.
Não queremos construir um discurso relacionado apenas à representação do negro no Brasil e sim mencionar todos os grupos que ao longo da história da educação vem sofrendopreconceito e descriminação. Por fim, percebemos que a educação deve se responsabilizar também pela formação de um espaço escolar menos excludente, que beneficie a formação de uma sociedade menos preconceituosa, racista e individualista.

2- Relações raciais nas series iniciais: o educador como mediador

É possível para um educador compreender que a escola é um espaço de mediação decisivoentre o ser humano e a sociedade que o cerca. Sob o ponto de vista de que tudo que se desenvolve no ambiente escolar influencia, mesmo que indiretamente o sujeito, isto, posteriormente trará reflexos para o contexto social no qual está inserido.
Nesse sentido, uma vertente fortemente perceptível dentro do espaço escolar são as relações que se estabelecem sejam de ordem interpessoal, degênero, de hierarquia, dentre outras, estas orientam o comportamento a ser adotado pelo individuo frente às diversas situações enfrentadas. Em ocorrência de frustrações negativas em uma dessas relações certamente trará conseqüências irreversíveis à integridade psicológica desse sujeito, o que muitas vezes refletirá por toda sua vida social. E a falta de projetos com caráter educacional, relacionada àtemática nos anos iniciais, agravam essa problemática, pois a formação da personalidade do sujeito é construída principalmente durante o período de sua infância.
O que pretendemos aqui é levantar inquietações aos educadores, que estão inseridos e comprometidos com o ato de educar não só formalmente o aluno, mas formá-lo para uma vida em sociedade, não atendendo somente as exigências do...
tracking img