ARTIGO RECRITAMENTO E SELE O PRONTINHO UFAAAAA

2567 palavras 11 páginas
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
 Mercedes da Silva Strider
*Cristiane de Souza Canoff
 Juliana Predebon
RESUMO
O processo de Recrutamento e Seleção de pessoas se tornou um fator de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados dentro das organizações tanto positiva, quanto negativamente. A alta competição entre as empresas e a pressão pela mudança e adequação constante para acompanhar o mercado, exige cada vez mais profissionais qualificados e dinâmicos que se adequem a cultura da empresa. Nos dias atuais, aumentou a procura por pessoas eficazes e dinâmicas, capazes de aumentar a perspectiva de vida das empresas e, consequentemente, alcançar o sucesso. Contratar pessoas é um garimpo difícil e bastante concorrido. Este estudo tem como objetivo contribuir para maior entendimento e conhecimento do setor, mostrando desde opções na forma de contratar até a eficácia de uma contratação. Os resultados encontrados ilustram que em consideração os aspectos referidos na literatura este estudo buscou ferramentas para melhor selecionar candidatos para vagas na área de produção. Para tanto- verificar a importância do recrutamento e seleção de pessoas.

Palavras-chave: recrutamento; seleção; candidato.

INTRODUÇÃO

“O processo de Recrutamento e Seleção de pessoas se tornou um fator de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados dentro das organizações tanto positiva, quanto negativamente ou não.” (CHIAVENATO, 1999, p.25).
“Nos dias atuais, os administradores lutam e competem entre si os melhores e mais qualificados profissionais para atuarem em sua organização. Dessa forma, seja a empresa micro ou grande porte, necessita do setor de Recrutamento e Seleção (R&S) para sua sobrevivência”. (MARCHIORETTO & BRESSIANI, 2009).
Segundo Pontes (2001), a seleção não gera bons candidatos, apenas os aponta entre os recrutados. Se não existem bons candidatos às vagas é porque o recrutamento foi falho. Portanto, não existirá seleção

Relacionados