Artigo realibilatação e restauro igreja são joaquim de garopaba

6112 palavras 25 páginas
REABILITAÇÃO E RESTAURO IGREJA SÃO JOAQUIM DE GAROPABA

Flávia Machado Teixeira

RESUMO
Os monumentos antigos que chegaram até nós íntegros foram aqueles que mantiveram uma função social continuada. Assim, quando um edifício, tal qual uma igreja, fecha suas portas para o público pode-se considerar que está prestes a se transformar em ruína, caso providências de reabilitação e restauro não sejam adequadamente encaminhadas. Trata-se no presente artigo do levantamento, análise de dados e partido a ser adotado quanto a reabilitação e restauração da Igreja São Joaquim de Garopaba - SC, considerada patrimônio histórico-cultural da cidade, inaugurada em 1846, que encontra-se com diversas patologias e impossibilitada de receber fieis e demais visitantes. O projeto de reabilitação e restauro da Igreja São Joaquim de Garopaba propõe que a edificação regresse em algumas mudanças realizadas, para que sejam devolvidas características do estilo original da Igreja.

Palavras-chave: Igreja São Joaquim de Garopaba. Restauro. Reabilitação.

1 INTRODUÇÃO
É preciso compreender que a arquitetura, quando perde seu uso social, transforma-se em arqueologia. Por isso, a conservação do monumento depende, primordialmente, da função. Os monumentos da antiguidade que chegaram até nós íntegros foram aqueles que mantiveram uma função social continuada, (entre outros o Panteon de Roma e a igreja de Santa Sofia, em Constantinopla). Portanto, um dos atributos principais da restauração arquitetônica, em qualquer época, é a reintegração do monumento na vida sociocultural. (AZEVEDO, 2003, p. 20)
Trata-se no presente artigo do levantamento, análise de dados e partido a ser adotado quanto a reabilitação e restauração da Igreja São Joaquim de Garopaba - SC, considerada patrimônio histórico-cultural da cidade, inaugurada em 1846. Está localizada no Centro do Município, primeira localidade a ser povoada e, também, a maior área urbana de Garopaba. A falta de manutenção juntamente com o

Relacionados