Artigo radiologia digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSAMENTO E FORMAÇÃO DE IMAGENS RADIOGRÁFICA CONVENCIONAL.
SILVA, Everton Souza1
RESUMO
Este artigo tem por finalidade prestar esclarecimentos a critério dos avanços tecnológicos na radiologia, desde sua descoberta até os dias de hoje, a radiação foi descoberto por coincidência em 8 de novembro de 1985 por Wilhelm Conrad Roengten, quando trabalhava em aparatos comtubos catódicos, Roengten não sabia a origem daquela radiação atribuindo a mesma a incógnita X. Desde aquela época o procedimento radiográfico foi-se inovando e atualmente está ligando diretamente com o avanço tecnológico se tornando cada vez mais necessário e possibilitando eficácia principalmente na área medicinal e outras.
Palavras-chaves: Radiografia, Radiografia Convencional, Radiografiadigital
ABRASTACT
This article aims to provide information at the discretion of technological advances in radiology, from its discovery to the present day, the radiation was found by coincidence 8 November 1985 by Wilhelm Conrad Roengten, while working on devices with cathode ray tubes, Roengten did not know the origin of that radiation by assigning the same the unknown X. Since that time theradiographic procedure was to innovate and is currently connecting directly with the technological advances are becoming increasingly necessary and effective mainly in providing medical.
Keywords: Radiography, Conventional radiography, digital radiography.
__________________
1. INTRODUÇÃO
Em 8 de novembro de 1985, foi o físico alemão Wilhelm Cronrad Roentgen que detectou pela primeira vez osraios X que foram assim chamados devido ao desconhecimento, por parte da comunidade cientifica da época, a respeito da natureza dessa radiação. A descoberta ocorreu quando Roengten estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes. Todo o aparato foi envolvido por uma uma caixa de papelão preto e percebeu que quando aumentava a tensão uma luz era emitida da caixa,continuou trabalhando incansavelmente naquele descoberta e sem conhecer a origem daquele radiação à atribuiu a incógnita X.( COSTA, 2010).
Roentgen pediu a sua esposa que posicionasse sua mão entre o dispositivo e o papel radiográfico. O resultado foi uma foto que revelou a estrutura óssea interna da mão humana. Essa foi a primeira radiografia, nome dado pelo cientista a sua descoberta em 8 denovembro de 1895. Posteriormente a descoberta do novo tipo de radiação, cientistas perceberam que esta causava vermelhidão da pele, ulcerações e empolamento para quem se expusesse sem nenhum tipo de proteção. Em caos mais graves, poderia causar serias lesões cancerígenas, necrose e leucemia, e então a morte.
“Logo após a descoberta do raios X por Wilhelm Conrad Roentgen em 1985 os cientistasperceberam que esses raios poderiam ter grandes aplicações praticas. Nos 15 anos que seguiram, os médicos trabalhavam ativamente com os físicos no exame de corpos humanos. As primeiras aplicações então relacionadas as fraturas de ossos. Os médicos aprenderam a diagnosticar fazendo uso da radiografia” ( OKUNO, CALDAS e CHOW, 1982).
Antes de 1912 os exames radiológicos era utilizados somente para finsmedicinais e odontológicos. Devido a fragilidade da ampola que se partir com facilidade não era possível o uso industrial. Em 1913 William Coolidge físico conseguiu aprimorar o invento fazendo com que operasse com 100.000 volts dando um novo ruma a radiologia.( CORREA, 2011).
Assim como desde aquela época vem-se aprimorando tudo a critério da radiologia ainda hoje a tecnologia influencia nesta,ainda com mais insistência, pois hoje podemos manipular com perfeição a radiação e utilizarmos todas as inovações tecnológicos oferecidas pela avanços da tecnologia na radiologia.
1. FORMAÇÃO DA IMAGEM
“Os raios X usados no diagnostico são produzidos a partir de uma pequena área dentro do tubo de raios X quando é feita uma exposição. Eles divergem a partir dessa área, seguem em linha reta, e...
tracking img