Artigo - professor de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROFESSOR DE CONTABILIDADE: suas habilidades e competências

Adileny Rosany da Silva Costa ¹

RESUMO

Ser professor de Contabilidade, assim como qualquer outra profissão, requer o desenvolvimento de certas habilidades e competências. Por esse motivo, o presente artigo pretende, a partir de pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, pesquisar as habilidades e competênciasnecessárias ao professor de Ciências Contábeis para que o mesmo possa exercer sua função. A pesquisa mostrou que um professor da área contábil precisa enfatizar a articulação dos conteúdos contábeis com as demais áreas, deve ter a compreensão do Ensino, Pesquisa e Extensão como indissociáveis do seu trabalho, dentre outras.

Palavras-chave: Professor. Contabilidade. Habilidades. Competências. Ensino.1 INTRODUÇÃO

Ser professor é uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, em sua maioria, dependem dela.
Atualmente, o professor não é apenas aquele que transmite o conhecimento, mas, sobretudo, aquele que auxilia o aluno no processo de construção do saber. Para tanto, é imprescindível que ele domine não apenas o conteúdo de seu campoespecífico, mas também a metodologia e a didática que sejam eficientes na missão de organizar o acesso ao saber dos alunos. E não apenas o saber de determinadas matérias, mas o saber para e da vida; o saber ser gente, com ética, dignidade, valorizando a vida, o meio ambiente, a cultura.

____________
¹ Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Atenas Maranhense.
Resumidamente,ser professor é muito mais que transmitir conteúdos das matérias curriculares programadas para o desenvolvimento intelectual da humanidade, é preciso ensinar a ser cidadão, mostrar aos alunos seus deveres e seus direitos, subsidiando-os para que saibam defendê-los.
Na Contabilidade, o papel do professor não é diferente. Ele deve possui as habilidades e competências necessárias para sechegar ao objetivo primordial: formar seus alunos para que esses possam obter êxito na profissão que escolherem de forma a sempre estarem agindo junto à ética profissional.
O ensino e a aprendizagem bem planejados são indispensáveis e eles são efetivados por meio do desenvolvimento das competências e habilidades de todos os envolvidos no processo: professores e alunos.
Destaforma, o presente artigo tenciona, a partir de pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, pesquisar as habilidades e competências necessárias ao professor de Ciências Contábeis para que o mesmo possa exercer sua função.
A seguinte pesquisa foi ocorrida no período de 10 – 06 de dezembro do ano corrente. E por meio da mesma descobriram-se as habilidades e competências indispensáveisao professor da área contábil e também ao ensino da Contabilidade.
Nesse contexto, foi feita uma reflexão sobre o ensino superior de Contabilidade, colocando em pauta seus princípios. Abordou-se também o professor e o aluno de Contabilidade, as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelo professor de Contabilidade além de expor o resultado de um bom ensino na áreacontábil.

2 O ENSINO SUPERIOR DE CONTABILIDADE

Da necessidade de continuar o processo de evolução do ensino comercial, surgiu o ensino superior de Contabilidade.
Através do Decreto-Lei 7.988 de 22/09/45 criou-se o curso de Ciências Contábeis e Atuariais, a partir do qual era conferido aos formandos o grau de Bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais. A criação efetiva do curso deCiências Contábeis se deu com o advento da Lei 1.401 de 31/07/51, que estendeu o curso de Ciências Contábeis e Atuariais em dois, possibilitando aos concluintes ganharem o título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Na época da ditadura militar, existiam também cursos de licenciatura em Contabilidade que preparavam profissionais para lecionar nos cursos técnicos da área contábil....