Artigo processadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TUDO IGUAL ENTRETANTO TUDO DIFERENTE

Bruna Barbosa, Elizângela Rosa, Hermógenes Ferreira
Disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores,
Profa.: Luciana Carla Peixoto Barbosa
brunabarbosa.g@gmail.com, lica_rosa@msn.com,
hermogenes@ciandt.com


A expressão laptop deriva da aglutinação dos termos em inglês lap (colo) e top (em cima) significando computador portátil, emcontrapartida ao desktop (em cima da mesa).
Laptop assim chamado no Brasil, conhecido por notebook, ultrabook ou computador portátil, projetado para ser utilizado em locais distintos com um design arrojado.
O mundo da computação móvel está mais interessante a cada dia, de um lado o sistema operacional Chrome OS e do outro o recente Windows 8.
O modo de interação com estes diferentes sistemas operacionaisse torna cada vez mais semelhantes, tornando-os acessíveis a qualquer usuário, principalmente ao se tratar de uma operação mais complexa.
Os leigos no assunto pouco sabem diferenciar estas máquinas, tornando o tema abordado neste artigo, comparações.

O que se espera dessa máquina é uma alta performance e ótima qualidade. Para isso suas especificações precisam ser compatíveis com anecessidade do usuário.
Os ultrabooks selecionados serão comparados através de suas características técnicas, que serão analisadas neste artigo mas antes de aprofundar nestas informações, uma breve apresentação sobre plataforma.

Pode se dizer que as plataformas são distribuições diferentes de um sistema operacional. Por exemplo, o Windows já possuiu diferentes plataformas em ambientes de 32 e64-bits: Windows 95, 95OSR2 (windows 95B), 98, 98SE, Me, 2K, 2K Server, Windows Server Family, Windows XP Home, Windows XP Professional, Windows 2003 Server, Windows 2003 Server Small Business Edition, etc.
Logo, existem diferenças nas especificações de cada sistema operacional, apesar que quando perguntamos pra que servem o Chipset, Memória RAM, Memória Cache e HD parecem-nos semelhantes, porémtornam-se diferentes ao entrar em detalhes sobre suas especificações.



Vejamos as diferenças nos exemplos abaixo:

[pic]

Chipset é um conjunto de chips. É o principal componente da placa mãe, formado geralmente por dois chips, contém os controladores de acesso à memória, controladores do barramento IDE, AGP e ISA, e
vários outros componentes essenciais. Alguns chipsets atuais trazem tambémvídeo e até mesmo memória cache (como num projeto da micron) embutidos.

[pic]


Memória RAM é o tipo de memória volátil. Existem várias tecnologias de memória DRAM, entre elas as EDO RAM e SDRAM, mas todas mantém um ponto em comum que é o fato de cada bit de dados ser armazenado em um minúsculo capacitor,
que conserva sua carga por apenas alguns milésimos de segundo, precisando sercontinuamente recarregado. É justamente por isto que estas memórias são voláteis.
[pic]
Memória Cache: Memória ultra rápida que armazena os dados e instruções mais utilizadas pelo processador, permitindo que estas sejam acessadas rapidamente. O cache passou a ser utilizado a partir dos
micros 386, quando os processadores começaram a tornar-se mais rápidos que a memória RAM. Quanto maior aquantidade, ou quanto maior a velocidade, maior será a eficiência do cache. Geralmente o cache é divido em dois níveis, chamados de cache L1 (level 1) e cache L2.
Um Pentium III Coppermine, por exemplo, tem 32 KB de cache L1 e 256 KB de cache L2, ambos operando na freqüência do processador. Alguns processadores, como o K6-3 e o Pentium 4 Xeon utilizam também cache L3.

[pic]

Ambas as máquinascomparadas neste artigo possuem a tecnologia SSD, Solid State Drive, uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido Hard Disk - HD .

O Hard Disk, ou simplesmente Disco Rígido é um sistema de armazenamento de alta capacidade, que por não ser volátil, é destinado ao armazenamento de arquivos e programas.
Apesar de não parecer à primeira vista, o HD é um dos...
tracking img