Artigo - os espaços líquidos da cibermídia

4083 palavras 17 páginas
Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação

Os espaços líquidos da cibermídia
Lucia Santaella 1
PUC-SP lbraga@pucsp.br

Resumo: Explorando alguns aspectos históricos do desenvolvimento do ciberespaço, o artigo defende que este constui uma nova realidade, que marca o início de uma nova era cultural da humanidade. Com ela, emerge um novo tipo de leitor, o leitor imersivo, que se contrapõe ao contemplativo e ao movente, os dois perfis que predominaram até o final do século passado. Para este novo leitor, novos modos cognitivos entram em jogo.
Palavras-Chaves: ciberespaço, redes, leitor imersivo, mudança cultural

Cada vez mais crescentemente processos de comunicação são criados e distribuídos em forma digital legível no computador. Forma digital significa que quaisquer fontes de informação podem ser homonegeneizadas em cadeias de 0 e 1. Isso quer dizer que a mesma tecnologia básica pode ser usada para transmitir todas as formas de comunicação – seja na forma de textos, áudio ou vídeo – em um sistema de comunicação integrado, tal como aparece na internet. 1. Como a internet funciona? Seu funcionamento depende não apenas do papel capital desempenhado pela informática e pelos computadores, mas da comunicação que se institui entre eles através da conexão em rede. As duas forças principais da informática, capacidade de armazenamento e processamento da informação multiplicam-se imensamente na medida em que as máquinas podem se beneficiar umas das outras. Na internet, a palavra “rede” deve ser entendida em uma acepção muito especial, pois ela não se constrói segundo princípios
Lucia Santaella é professora titular da PUCSP com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP, em 1973, e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP, em 1993. É Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais, da PUCSP.
1

Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação

hierárquicos, mas como se uma

Relacionados

  • Webjornalismo Colaborativo ou Culto ao Amador
    23766 palavras | 96 páginas
  • Ebook multimidia
    56061 palavras | 225 páginas