Artigo os dois lados da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARA E COROA: OS DOIS LADOS DA BUROCRACIA

Jefferson Bruno S. de Medeiros
João Antônio da N. Dantas
Robson Antonio M. de Lima


RESUMO

Este estudo abordou a teoria da burocracia observando suas características, disfunções e algumas situações vigentes nas organizações. Com isto, tentou-se analisar tal teoria por meio de um estudo comparativo entre a teoria da burocracia formulada por MaxWeber e as disfunções existentes na mesma. Analisou-se com Chiavenato a teoria da burocracia, com destaque nas nove características, tendo em vista apresentar o seu funcionamento nas organizações, e partindo disto buscou-se descobrir neste trabalho a existência da burocracia ideal. No entanto, esta constatação não foi confirmada, pois, para cada organização existe um sistema flexível, e comosabemos a organização é um organismo vivo que sofre constantes mudanças. Assim se aceita que características peculiares proporcionam estruturas diferenciadas, logo é a carência que estabelece o sistema ideal. Neste artigo, todos os dados foram obtidos através de uma revisão bibliográfica e pesquisa virtual para uma atual constatação acerca do assunto.

Palavras chaves: Burocracia. Hierarquia.Organização. Funcionário.

1 INTRODUÇÃO

No atual momento observamos que a burocracia está presente em toda organização. Pois, o desenvolvimento da burocracia em âmbito mundial segue o crescimento socioeconômico, sendo que tal situação apresenta-se necessária devido ao alto grau de complexidade estabelecido na sociedade moderna. Pois este sistema burocrático proporciona vantagens e desvantagens(disfunções), influenciando diretamente nas vidas dos indivíduos que utilizam e dependem deste sistema. Assim sendo, é possível perceber que todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático.
Logo, se pretende definir neste artigo a busca pelo esclarecimento da teoria da burocracia nas organizações com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre a temática, de forma que percebam as vantagens eas diferencie entre disfunções e mau uso da burocracia.
Em uma linguagem popular, o termo burocracia, sempre é relacionado a defeitos e imperfeições, percebe-se que a mesma ainda não é bem definida para alguns de seus usuários, mesmo que em nossa sociedade ela esteja presente em qualquer estrutura organizacional.
Geralmente, indivíduos, por serem leigos sobre o assunto identificam apenas osdefeitos da burocracia. Assim, este artigo leva de forma sucinta e prática o entendimento de causa e efeito da burocracia, revendo onde realmente há imperfeições do sistema, ou apenas o seu mau uso, que geralmente acontece em organizações com pessoas de baixa qualificação. Dessa forma, as organizações leigas, com relação ao assunto, criam um sistema baseado na burocracia. Todavia, o esclarecimento dosbenefícios e dos malefícios da burocracia, possibilita o acesso à informações a respeito desta teoria à sociedade, e com isso, distinguem facilmente o sistema no qual todos estão inseridos e promovendo o desenvolvimento de sua capacidade critica.
A teoria da burocracia vista na administração como um prisma de uma abordagem estruturalista, busca transformar as organizações em um sistema formal,racional, impessoal e por meio disto, atingir a máxima eficiência. No entanto, ao fazer uma pergunta acerca da burocracia a qualquer indivíduo atualmente, logo ele responderá algo relacionado à lentidão, papelório e ineficiência. Tais acontecimentos são resultado do aprisionamento excessivo a regras e normas, o qual causa enormes disfunções em tal sistema. Após tentar demonstrar essas duas faces daburocracia, nos vêm o questionamento: afinal, existe algum tipo de burocracia ideal ou ela esta resumida apenas a essas duas faces já referidas?



2 IDEAL DE WEBER

“A Teoria da Burocracia surgiu na Teoria Geral da Administração por volta da década de 40, quando a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas lutavam entre si pela conquista de espaço na teoria administrativa e já...
tracking img