Artigo ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ortografia



No mundo atual a escrita é o processo mais utilizado para a comunicação das pessoas, seja através de livros e jornais ou pelo vídeo, tela ou monitor. Portanto, ela não é umasimples ação de passar para o papel o que se pensa, mas uma maneira de se comunicar socialmente e que tem muito valor, dá prestígio, saber e poder. Daí a importância da ortografia para uma prática daescrita que é valorizada.
Conforme Abaurre (2000), hoje, a norma ortográfica que usamos define não só o uso de letras e dígrafos, mas também o emprego dos acentos e a segmentação das palavrasno texto, de forma que é importante que as pessoas usem a convenção ortográfica.
Morais (1998) afirma que as pessoas às vezes pensam que a ortografia é uma imposição inútil e que tudo ficariamais fácil se pudéssemos escrever as palavras tal como as falamos. As pessoas esquecem um dado fundamental: na língua oral as palavras são pronunciadas de formas variadas. Indivíduos de váriasregiões, pertencentes a diferentes grupos sócio-culturais, ou nascidos em diferentes épocas, pronunciam as mesmas palavras de forma diferente.
A ortografia funciona assim como um recurso capaz depadronizar na escrita as diferentes maneiras de falar das pessoas, eliminando as barreiras geográficas e culturais, o que não significa haver literatura regional com as práticas de diferentes partes doBrasil.
“Escrevendo de forma unificada podemos nos comunicar mais facilmente. E cada um continua tendo a liberdade de pronunciar o mesmo texto à sua maneira quando, por exemplo, o lê em vozalta” (MORAIS, 1998, p. 19).
A ortografia serve para que possamos escrever correto, de acordo com as convenções e, possamos ser valorizados pela nossa escrita.
Vemos, com freqüência, quea escola cobra do aluno que ele escreva certo, mas cria poucas oportunidades para refletir com ele sobre as dificuldades ortográficas de nossa língua. Creio que é preciso superar esse duplo desvio:...
tracking img