Artigo negociação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CAMPUS UNIVERSITARIO DE CANOINHAS

ANA FLORINDA SCLASKI
CARMEN CIBELE VOZNIACK
JANAINA BORNATTE
JOANITA APRECIDA SCLASKI
MAURICIO JURASZEK

ARTIGO SOBRE NEGOCIAÇÃO EFICAZ

CANOINHAS
2011

ANA FLORINDA SCLASKI
CARMEN CIBELE VOZNIACK
JANAINA BORNATTE
JOANITA APRECIDA SCLASKI
MAURICIO JURASZEK

ARTIGO SOBRE NEGOCIAÇÃO EFICAZ

CANOINHAS
2011Introdução

Para ser um bom negociador é necessário estar sempre bem informado e estar pronto para os possíveis assuntos que serão desenvolvidos na reunião, dentre estes fatores e ainda duas técnicas que um bom negociador pode utilizar a arte de ouvir e a arte de perguntar.
“Falar é prata, calar é ouro”, é fundamental para um bom negociador estar atento e ouvir muito bem o que seu oponente estádizendo, assimilar e interpretar de maneira adequada o que o outro está dizendo, fortalecendo suas idéias com as informações corretas para que o objetivo final seja alcançado que nada mais é do que a sastifação de ambas as partes diante de uma negociação.
Para que a negociação aconteça é necessário que o negociador seja uma pessoa de atitude, comunicativo, cordial.

Negociação eficaz

Negociar éuma habilidade fundamental para qualquer tipo de relação, seja ela profissional, afetiva, social ou familiar. Negociamos com nossos familiares no dia-a-dia, com amigos, clientes, filhos e até conosco quando, por exemplo, queremos tomar uma decisão. Saber negociar é importante em todas as situações de sua vida.
Saber negociar - com chefe, cliente, parceiros, sócios, amigos, filhos - permite a vocêgerar empatia, transformar adversidades em ações positivas e desenvolver relacionamentos de melhor qualidade. Já parou para pensar que para se ter sucesso em momentos de crise é essencial saber negociar? Estes requisitos fazem parte da atuação de uma pessoa de sucesso profissional, pessoal e familiar
Em primeiro lugar entender o outro lado ver e ouvir o que está sendo colocados em pauta seusverdadeiros interesses e suas argumentações.
Um bom negociador é antes de tudo um bom ouvinte, coloca-se no lugar da pessoa que está com você e deixa de ser uma empresa para viver o lado humano. Ex Sentimentos, temores e seus verdadeiros interesses. A negociação é um processo e não simplesmente um evento.
Esse processo é representado por um ciclo da negociação e tem inicio na identificação epercepção das necessidades, alternativas e riscos envolvidos no processo. Após a ponderação dos riscos uma parte das necessidades estará aparentemente dentro elenco de alternativas, e outra parte estará pendente onde se configura um novo quadro de necessidades realimentando o processo.
O processo de negociação caminha por aproximações sucessivas na direção de uma posição supostamente ideal onde asnecessidades são mais plenamente atendidas dentro dos mínimos riscos aceitáveis.
A confiança de outra parte desenvolve um relacionamento de confiança para se estabelecer relacionamentos está, portanto em cumprir rigorosamente os acordos estabelecidos e aumentar assim o saldo na conta corrente emocional.
Um bom resultado é medido pelo nível de sastifação após a negociação e a disposição dos envolvidospara outra futura negociação.
A negociação tem Três princípios básicos que devem ser atendidos para se atingir um resultado satisfatório:
• Primeiro princípio básico: descobrir o lugar do outro, entender seus reais interesses, conseguir ver a questão com os olhos da outra parte, entender por meio da cultura do outro.
Observando este princípio - entender o lugar do outro - aprender a ouvir é maisimportante que aprender a falar. Muitas vezes chegamos a pensar que o bom negociador é aquele que sabe falar bem, argumenta com facilidade e expõe com ênfase seus pontos de vista. Apesar de todos estes aspectos serem normalmente desejáveis, o bom negociador é antes de qualquer coisa um bom ouvinte, observador e atento, para realmente entender o lugar do outro, e saber que não está negociando...
tracking img