Artigo nazsimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE MEDOTISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Thomas Jefferson Mazurok - 207126

AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES DO SÉCULO XX : CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

LONDRINA
2012

Thomas Jefferson Mazurok - 207126

AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES DO SÉCULO XX: CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho apresentado ao curso Graduação
de Ciências Sociais áUniversidade Metodista
de São Paulo, Faculdade de Ciências Sociais.
Disciplina: As grandes transformações do século XX
Docente: Cesar Mangolin

LONDRINA
2012

Introdução
O presente artigo tem como finalidade apontar, como se formou e se desenvolveu o fascismo na Itália e na Alemanha, apontar as falhas no sistema e o que levou seus lideres ao poder.

A Ascensão de estrema direita

Porvolta das décadas de 1920 à 1930 começaram a circular idéias pela Europa, tais ideais falavam de uma desordem no país, falavam da falta de competência dos governantes da época e essas ideais estavam associadas aos ideais fascista. Após a Primeira Guerra Mundial se formou uma enorme crise, por volta de 1929, e isso causou medo e insegurança nas pessoas, um grande numero de pessoas acreditavam asaída seria uma ditadura de extrema direita, porem nem todos pensavam assim, havia milhos de pessoas que estavam convictas de que a melhor saída seria adotar o sistema democrata de Karl Marx, que diz que o ideal seria que a sociedade fosse conduzida pelas mãos de trabalhadores e não por uma minoria de capitalistas. Estes então eram os comunistas, a ameaça de uma possível revolução socialista assustavaa burguesia da época e a classe média que passaram a ver o fascismo como a única saída existente.
O fascismo teve inicio na Itália por volta de 1922, sob comando de Benedito Mussolini . Na Alemanha em torno de 1933, e na Áustria em 1938, os nazista como eram chamados, atingiram o poder sob o comando de Adolf Hitler. A influencia dos fascistas se espalhou por vários lugares do mundo como porexemplo, Espanha, Portugal, Polônia, Hungria, Romênia e Grécia. Chegou inclusive no Brasil chefiado por Plínio Salgado.
O resultado disso é quilo que já conhecemos, o desrespeito aos direitos humanos e a morte e o sangue da Segunda Guerra Mundial.

A crise e o medo

No fim do século XIX e XX se deu a expansão econômica na Europa. Ouve melhoras inclusive na vida do proletariado devido aoslucros que vinham do imperialismo. A passos lentos se desenvolvia a democracia liberal, que ao contrario do que se imaginava não deu vitória aos partidos comunistas.
Então veio a primeira guerra mundial, e milhões de trabalhadores, se digladiaram em nome do patriotismo. Devastação mortes, famílias destruídas, e logo em seguida as crises tendo como a pior delas a de 1929.
Os únicos que denunciaram aguerra imperialista foram os partidos comunistas, eles usavam com exemplo a antiga União Soviética que venceu a crise de 1929 e aboliu o desemprego e crescia gradativamente. Nos países democratas cada um tinha o direito de expressar suas idéias. Os social-democratas , apontavam como melhor solução a construção do socialismo, mas de forma pacifica e gradual, por meio de reformar aprovadas peloparlamento. Com o avanço da crise crescia o numero de adeptos do comunismo, com isso surge uma possibilidade, a esquerdas tinha enfim a possibilidade de alcançar o poder de forma justa e pacifica, para isso bastava vencer as eleições parlamentares, cada dia que passava essa idéia se tornava mais possível.
Com isso a burguesia apavorou-se , tinha de se pensar em um jeito de impedir que a esquerdatomasse o poder de forma democrática, e foi ai que a classe alta passou a dar atenção aos partidos fascistas, eles representavam exatamente o que a grande burguesia da época estava buscando, ou seja, a defesa do governo frente a uma ameaça intransigente do comunismo.

Visão de Mundo Fascista

Caracteriza-se principalmente por ser anticomunista. Sentem ódio tem tudo que leva a igualitar as...
tracking img