ARTIGO MOTOR DE PORTA AUTOM TICA

1116 palavras 5 páginas
MOTOR DE PORTA AUTOMÁTICA

Ebert de Carvalho Rodrigues Neto
(Ebertcrn@gmail.com)
Produção Textual Acadêmica – Lúcia Maria Nassib Olimpio

Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar que um circuito RC, que normalmente é utilizado como filtros de frequência e temporizadores, entre outros, pode também realizar outras funções. No caso deste trabalho, é abrir portas automaticamente, através de um motor acoplado ao circuito. Através de um sensor de presença infravermelho, é possível acionar o funcionamento do motor para que abra a porta. Então, o CI (circuito integrado) 555 determina o tempo em que o motor ficará trabalhando, consequentemente o tempo em que a porta ficará aberta.
Os componentes utilizados são listados e seu funcionamento exemplificado. Além disso, é relatado o processo de desenvolvimento do circuito e testes realizados.

Palavras-chave: Eletrônica; automação; circuito RC; transistor IR; emissor IR; LM555 astável.

Introdução
A grande questão da ciência é melhorar a vida das pessoas, nas mais diversas formas: otimizando os mais diversos processos, desenvolvendo medicamentos, novas tecnologias preventivas e afins. O foco principal de criar um circuito RC voltado para o acionamento do motor é prevenir que, ao sair de um banheiro, pessoas tenham que entrar em contato com a porta e/ou maçaneta do mesmo, podendo contaminar-se de alguma maneira. Banheiros públicos normalmente contêm acionadores automáticos nas torneiras, saboneteiras, descargas e papeleiras, porém não é muito comum ver uma porta automática.
A abertura automática também beneficiaria pessoas com crianças no colo, deficientes físicos e idosos, as quais normalmente tem mais dificuldade na abertura de portas ou execução de outras tarefas básicas.
As dimensões do circuito estão minimizadas para facilitar a montagem, experimentação e apresentação do projeto, além de redução de gastos. Para aplicá-lo, de fato, em portas de tamanhos convencionais, basta aumentar a tensão de entrada e substituir alguns

Relacionados

  • N lson Hungria Coment rios ao C digo Penal Volume V arts
    220023 palavras | 881 páginas
  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas