Artigo misturador de líquidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MISTURADOR INDUSTRIAL DE LIQUIDOS

Alexandre Lucatelli –alexandre_doria13@hotmail.com
Arthur Vilas Boas – artuca12@hotmail.com
Eric Camardelli – eric.fcamardelli@gmail.com
Michel Oliveira – mc_barreto@hotmail.com

UNIFACS, Rua Vieira Lopes, nº. 02- Rio Vermelho, CEP: 41.940-560 – Salvador – Bahia.


Resumo: Este documento apresenta a proposta da equipe “AAME Engenharia”, que foidesenvolver um projeto interdisciplinar proposto pela UNIFACS para o projeto do ARHTE deste semestre. Optou-se pelo desenvolvimento do misturador industrial de líquidos, que é um equipamento automatizado que executa a mistura de dois líquidos de baixa viscosidade. Para que sejam obtidos os movimentos precisos e que possam ser controlados por o micro controlador (Arduino), foram utilizados motores desucção e de corrente contínua, além de sensores de nível. A equipe desenvolveu tal projeto com base em cada motor, pois assim é possível controlar com mais facilidade o processo desejado. Cada motor é controlado pelo arduino, onde recebe os sinais dos sensores de nível, conectado diretamente na placa do circuito, realizará o movimento pré-determinado na programação criada pela equipe para oarduino. Neste artigo está contida a metodologia utilizada no decorrer da construção do protótipo, além dos resultados encontrados e conclusões que foram obtidas ao longo do projeto.

Palavras-chaves: UNIFACS, ARHTE, misturador, arduino.

1. INTRODUÇÃO
O avanço tecnológico está cada vez mais presente nas indústrias e com isso vem à necessidade de uma melhora na relação do homem com a máquina.Com base nisso, a equipe “AAME Engenharia” resolveu desenvolver um protótipo automatizado que realizasse a mistura de dois líquidos que fosse utilizado em outro equipamento industrial.
O misturador de líquido tem grande potencial de utilização nas indústrias em geral. Com a utilização desse misturador, o trabalho fica mais preciso, rápido e viável economicamente. As fábricas que possuemtais robôs terão uma otimização e a rapidez alcançada melhoram os custos.
O tanque de mistura é constituído por 3 sensores: o LL (muito baixo), L (baixo) e o H (alto). Onde os mesmos enviam um sinal de 5V ( nível alto) quando acusam a presença dos líquidos. A movimentação do motor de mistura é iniciada quando os líquidos injetados pelas bombas atingem os dois primeiros níveis (LL, L), estesinal de 5V é enviado para o pino do arduino que enviará para o ULN, que ao receber esse sinal ativa o relé, onde permite a passagem de corrente em direção ao motor selecionado pelo software e isso fará o movimento desejado, porém as bombas serão desligadas quando a mistura atingir nível alto. Após alguns segundos a mistura realizada será drenada por uma válvula solenoide próxima ao lastro dotanque de mistura, diminuído seu nível e retornando ao parâmetro inicial.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Histórico

Durante o sec. XVIII período em que a automação industrial começava a ser de grande necessidade para a produção em larga escala dos produtos e a mão de obra artesanal não supria a demanda, as maquinas começaram a aparecer e fazer parte desse processo produtivo.Na indústria têxtil, foram implantados os primeiros teares mecânicos. O processo de corte utilizado antigamente era manual, e com as novas maquinas como, por exemplo, a implantada por James Hargreaves, o mesmo trabalho poderá ser realizado de uma maneira mais rápida e precisa. Porem apenas após a criação do computador (1940) foi possível à construção de equipamentos mais avançados e complexoscapazes de facilitar e melhorar ainda mais o trabalho. O unimates foi o primeiro robô industrial, o qual foi desenvolvido no final da década de 50 por George Devol e Joe Engleberger. Estes robôs eram manipuladores capazes de remover objetos de um local para o outro. A partir desse período, os avanços não pararam. Durante a segunda revolução industrial destacou-se a eletricidade e a química,...
tracking img