Artigo microcredito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – AEVSF
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA – FACAPE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LUCAS LIRA CAMPOS
RODRIGO ALEX

ARTIGO CIENTÍFICO: MICROCRÉDITO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NO MÚNICÍPIO DE PETROLINA-PE

PETROLINA
2012

LUCAS LIRA CAMPOS
RODRIGO ALEX

ARTIGO CIENTÍFICO: MICROCRÉDITO COMOINSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NO MÚNICÍPIO DE PETROLINA-PE

Artigo científico apresentado à disciplina de Economia Solidária, ministrada pelo professor Kleber.

PETROLINA
2012

MICROCRÉDITO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE

Lucas Lira Campos, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE. Email:lucas_lirac@hotmail.com
Rodrigo Alex, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE.Email: rodrigomalex@gmail.com

RESUMO
Este artigo trás um ideal de expor a eficácia do microcrédito e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social de uma região, e dos agentes econômicos através do programa de microcrédito feito pelo Banco do Empreendedor. O objetivo é verificar se omicrocrédito é realmente uma alternativa viável de mudança e desenvolvimento da cidade de Petrolina-PE.

Palavras-chave: Microcrédito. Desenvolvimento. Empreendedor.

ABSTRACT

This article is an ideal back to expose the effectiveness of microcredit and its contributions to the economic and social development of a region, and the economic agents through microcredit program made ​​by Bank ofEntrepreneur. The goal is to verify that microcredit is actually a viable alternative for change and development of the city of Petrolina-PE.

Keywords: Microcredit. Development. Entrepreneur.

1. INTRODUÇÃO

Em 1990 o BRASIL passou por grandes mudanças econômicas e estruturais com o aumento do desemprego fazendo com que muitas pessoas que tinham seus empregos fossem para informalidades junto comaqueles que são excluídos do mercado,ou seja que nunca entraram no mercado de trabalho atuando no mercado informal como camelores . Essas mudanças estruturais foram provocadas por três fatores:globalização;a reestruturação da cadeia produtiva; e o processo de privatização das empresas estatais.fizeram com que muitas pessoas fossem demitidas e fossem trabalhar no mercado informal e estesacontecimentos fizeram com que intensificasse o aparecimento de micro e pequenos empreendimentos formais, bem como de empreendimentos solidários na economia brasileira, que passaram a ser responsáveis pela geração de emprego e renda e contribuindo para o crescimento da economia. Esse quadro socioeconômico é descrito por Mattoso (2000):

Na década de 90 o desempenho do mercado de trabalho brasileiro foidesastroso. As aberturas comercial e financeira indiscriminadas, os elevados juros, as privatizações e a sobrevalorização do real favoreceram a ocorrência do mais baixo crescimento econômico do Brasil no século XX, em meio à desestruturação da produção e do emprego doméstico. Neste quadro, as taxas de desemprego mais que dobraram (atingindo um em cada cinco trabalhadores das grandes cidades),foram queimados mais de três milhões de empregos formais e a informalidade e a precarização das condições de trabalho alcançou cerca de dois em cada cinco trabalhadores. (MATTOSO, 2000, p. 10).

O microcrédito surge com o intuito de emprestar dinheiro para pequenos empreendedores e microempresas onde não se tem acesso e por não ter também garantias reais para oferecer.

O microcrédito adota amodalidade de concessão assistida de empréstimos financeiros, o que demanda a ação de Agentes de Crédito (Barone et al, 2002)A ideia básica do microcrédito é que o crédito vai até os mais pobres, e quem faz o papel de ir a campo e estabelecer o vínculo entre uma instituição micro financeira e o tomador de empréstimo é o Agente de Crédito (Machado, 2002; Dantas, 2004).

Este credito oferecido...
tracking img