Artigo metodo lancaster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Método Lancaster

Resumo:

Na historiografia ficou conhecido como Método de Ensino Mútuo, Método Monitorial, Método Inglês de Ensino, Método de Lancaster, Método Lancasteriano de Ensino e também como Sistema de Madras. O quaker inglês Joseph Lancaster (1778-1838), identificado com o trabalho pedagógico realizado em Madras, na Índia, pelo pastor anglicano Andrew Bell (1753-1832), e com osideais reformadores do jurista inglês Jéremy Bentham (1748-1792), autor do Panóptico, estabeleceu em 1798, uma escola para filhos da classe trabalhadora, também utilizando monitores para o encaminhamento das atividades pedagógicas. Todavia, Lancaster amparou seu método no ensino oral, no uso refinado e constante da repetição e, principalmente, na memorização, porque acreditava que esta inibia apreguiça, a ociosidade, e aumentava o desejo pela quietude. Em face desta opção metodológica ele não esperava que os alunos tivessem “originalidade ou elucubração intelectual” na atividade pedagógica, mas disciplinarização mental e física.

Palavras-chave: método, educação, disciplina.

1 - INTRODUÇÃO

Joseph Lancaster era inglês, defensor confesso da nobreza e membro da seita dos Quaker. Paraganhar a vida na Inglaterra do século XIX criou uma escola para filho dos trabalhadores independente do credo e da posição social. O Método Lancaster foi o primeiro método oficial de ensino implementado no Brasil, que marca o inicio da descolonização e da instituição do Estado Nacional. O Método Lancaster é também conhecido como método de ensino mútuo ou monitorial, ou seja, os alunos mais avançadosensinam aqueles que ainda não aprenderam.

2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O objetivo de Lancaster, ao lançar essa edição diferente, parecia estar relacionado a uma estratégia de propaganda que pretendia demonstrar a viabilidade para transformar seu projeto pedagógico em um plano nacional para instruir os mais desfavorecidos da nação inglesa, fazendo da escola-sede, em Borough Road, um centro depromoção de novos professores. Prova disso foi o fato de ele inserir na edição de 1805 os documentos da contabilidade dos anos de funcionamento da escola; as listas de patrocinadores; a carta de apoio de John Foster, Chanceler (secretário) da Fazenda da Irlanda; um estudo sobre a educação feminina e o emprego nas indústrias de palha trançada para uso em chapéus, com balanços contábeis, relatórios ecartas recomendatórias dos presidentes responsáveis por essas empresas e atividades; as considerações acerca do ensino religioso e do uso do catecismo; a organização das escolas de iniciação aos ofícios mecânicos; e, ainda, as “dicas” sobre a Reforma do sistema de educação de caridade e de outras escolas. Lancaster defendia que seu método podia ser aplicado não só em grandes distritosmanufatureiros, mas também podia ser adaptado “[...] e adotado em escolas de qualquer vilarejo pobre do país.”

3 – PROBLEMATIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Foi instituído como Ensino oficial no decreto de 15/10/1827 e perdurou até 1946.
A organização do tempo escolar e a distribuição das atividades
pedagógicas eram de aproximadamente 5 horas, divididas entre o período da manhã e da tarde. O processo deavaliação formava o individuo competitivo. A competição era incentivada com recompensa aos alunos.
O sistema constituía que os alunos avaliavam-se mutuamente e continuamente, quando estavam realizando as tarefas de leitura entre outros. A avaliação dava-se quando o mestre chamava seis alunos de cada vez, por classe, e verificava a dominação dos saberes de sua série. Com relação ao conteúdo: O ensinoda aritmética era o domínio da escrita dos números de 1 a 9, conhecimento das primeiras tabuadas ou combinações das primeiras quatro regras ficassem decoradas na memória:Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.
Demais Matérias pedagógicas: livro de soletrar, bilhetes de acusação e de vergonha, títulos de classes e outras. Seu método consistia que um mestre instruía até 1000 alunos por...
tracking img