Artigo manometros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
T. R. Pirani
Manômetros




Abstract— (This paper has information on types of gauges used in pressure measurements. applieds in…
Keywords—.Liquid column manomter, Bourdon tube manometer, Elastic type manometer and manometer electromechanical.

INTRODUÇÃO

O
S manômetros são dispositivos utilizados para indicação local de pressão e em geral divididos em duaspartes principais:
O manômetro de líquidos, que utiliza um liquida como meio para se medir a pressão; Manômetro tipo elástico que utiliza a deformação de um elemento elástico como meio para se medir pressão.[3]
A tabela 1 classifica os manômetros de acordo com os elementos de recepção.
Tabela I
Classificação dos manômetros de acordo com os elementos de recepção
[pic]
O manômetro deliquido é um instrumento de medição e indicação local de pressão baseado na equação manométrica. Sua construção é simples e de baixo custo. Basicamente é constituído por tubo de vidro com área seccional uniforme, uma escala graduada, um líquido de enchimento e suportados por uma estrutura de sustentação. O valor de pressão medida é obtida pela leitura da altura de coluna do líquido deslocado emfunção da intensidade da referida pressão aplicada.
Os manômetros de líquido foram largamente utilizados na medição de pressão, nível e vazão nos primórdios da instrumentação. Hoje, com o advento de outras tecnologias que permitem leituras remotas, a aplicação destes instrumentos na área industrial se limite a locais ou processos cujos valores medidos não são cruciais no resultado do processo ou alocais cuja distância da sala de controle inviabiliza a instalação de outro tipo de instrumento. Porém, é nos laboratórios de calibração que ainda encontramos sua grande utilização, pois
podem ser tratados como padrões.[3]




A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.
Os manômetros por deformação de materialelástico baseiam-se na lei de Hooke sobre elasticidade dos materiais.
Em 1676, Robert Hooke estabeleceu essa lei que relaciona a força aplicada em um corpo e a deformação por ele sofrida. Em seu enunciado ele disse: “o módulo da força aplicada em um corpo é proporcional à deformação provocada”. Essa deformação pode ser dividida em elástica (determinada pelo limite de elasticidade), e plástica oupermanente.
Os medidores de pressão tipo elástico são submetidos a valores de pressão sempre abaixo do limite de elasticidade, pois assim cessada a força a ele submetida o medidor retorna a sua posição inicial sem perder suas características.[3]

Tipos de manômetros


1 Manômetro líquidos: Podem ser divididos em três tipos, sendo:


A.1. Manômetro tipo Coluna em “U”

•O tubo em “U” é um dos medidores de pressão mais simples entre os medidores para baixa pressão. É constituído por um tubo de material transparente (geralmente vidro) recurvado em forma de U e fixado sobre uma escala graduada. A figura abaixo mostra três formas básicas.
Figura 1. Tipos de manômetros Coluna “U”[4]


• No tipo ( a ), o zero da escala está no mesmo plano horizontal que asuperfície do líquido quando as pressões P1 e P2 são iguais. Neste caso, a superfície do líquido desce no lado de alta pressão e, consequentemente sobe no lado de baixa pressão. A leitura se faz, somando a quantidade deslocada a partir do zero nos lados de alta e baixa pressão.
• No tipo ( b ), o ajuste de zero é feito em relação ao lado de alta pressão. Neste tipo há necessidade de se ajustar aescala a cada mudança de pressão.
• No tipo ( c ) a leitura é feita a partir do ponto mínimo da superfície do líquido no lado de alta pressão, subtraída do ponto máximo do lado de baixa pressão. A leitura pode ser feita simplesmente medindo o deslocamento do lado de baixa pressão a partir do mesmo nível do lado de alta pressão, tomando como referência o zero da escala.
• A faixa de...
tracking img