Artigo ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO- IESF

O LÚDICO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM


*Cleidilene Brito de Souza
*Francinelma Silva Brito
*Wesley Pereira de Assunção

Resumo:
É do conhecimento de todos os professores que, a cada ano que passa, muitas são as dificuldades encontradas no que diz respeito à aprendizagem dos conteúdos escolares. Muitos métodos sãoinventados e reinventados, todos com o mesmo objetivo, facilitar o processo ensino- aprendizagem. Sendo assim, este trabalho de revisão bibliográfica pretende ressaltar a grande importância do uso do lúdico nas práticas escolarizadas, objetivando despertar interesse de pedagogos que tenham como meta, promover o ensino com qualidade de forma prazerosa e satisfatória. A ludicidade tem seapresentado como uma ferramenta pedagógica fundamental a ser incluída nos currículos escolares, tendo em vista que a atividade lúdica representa a possibilidade da criança externar seus sentimentos, suas representações a cerca da realidade vivida; ajuda na capacidade de criação e no estabelecimento e assimilação de valores. Para tanto este trabalho é apenas um norteador para posteriores pesquisas de caráterbibliográfico, acreditando- se que possa ser um auxiliador no processo de seleção de métodos a serem adotados em sala de aula.

Palavras- Chave: Ensino- aprendizagem, Lúdico.
1.INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, muitas dificuldades surgiram na educação brasileira, assim, os educadores foram levados a promover meios e técnicas diferentes de ensino e cada vez mais ousadas no sentido de incentivar aaprendizagem do aluno. A dificuldade de aprendizado não está relacionada a uma única classe social: ela está presente nos mais variados níveis sociais, econômicos e em todo o país. Não é um problema que atinge a uma determinada pessoa, é uma dificuldade que aflige a todos, e, portanto, algo que deve ser constantemente estudado no sentido de amenizar as dificuldades enfrentadas pelos educadores.Desta maneira, os professores buscam promover a maior satisfação dos educandos e o interesse pela aprendizagem.
Neste contexto o professor tem um grande papel no processo de ensino aprendizagem. É necessário que ele deixe que a criatividade esteja sempre presente no preparo de seus planos de aula e conseqüentemente nas práticas de sala de aula. De acordo com Steiner (1986, p. 10): Quandocomeçamos como educadores a introduzir a coação por mínima que seja, naquilo que a natureza individual quer; quando não compreendemos ser necessário deixá- la livre e sermos apenas os guias auxiliares, prejudicamos então a organização humana para a vida eterna.
A visão de que algumas disciplinas não têm tanta importância, talvez, pode ser um problema que levam o educando a se desinteressar pelas mesmas,o que prejudica o processo de aprendizagem. Porém, para abordarmos as metodologias e conteúdos ministrados em aula, é importante que, primeiramente, compreendamos como as aprendizagens acontecem para, posteriormente, abordarmos dentre as possibilidades, a ludicidade como um dos meios facilitadores da interação entre aluno e professor, ensino e aprendizagem. Para Pelizzari et al. (2002, p. 21): Aaprendizagem é muito mais significativa a medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporação e atribuição de significados, e o novo conteúdo a ser armazenado isoladamente ou por meio deassociações arbitrárias na estrutura cognitiva.
O objetivo do trabalho é relatar de forma sucinta que o processo de aprendizagem se dá com muito mais eficácia quando se adotam meios que incentivam aos alunos a realizarem a tão importante busca pelo conhecimento.
Desta forma, a ludicidade é uma proposta para a facilitação desta busca, tornando a aprendizagem um processo prazeroso. Assim,...
tracking img