ARTIGO LIVRO REPORTAGEM

7992 palavras 32 páginas
CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA
Bruna Bueno
Professor: Elias J Mengarda
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM-FW Curso de Comunicação Social - Jornalismo

RESUMO

Este artigo analisa quais tipos de narrativas são mais exploradas pelo autor no livro-reportagem “Crônica de uma morte anunciada”, de Gabriel García Márquez. A característica principal de um livro-reportagem é retratar um fato, contar uma história de forma detalhada. Pode-se afirmar que o livro lido trabalha mais os recursos da reportagem narrativa dissertativa, pois narra com numerosos detalhes os acontecimentos. Existe um equilíbrio entre elas, pois o autor enfatiza os detalhes da trama e de forma sucinta. Embora já revele logo de início o grande segredo da história, faz com que o leitor torne-se cúmplice de uma morte premeditada, assim como a maioria dos moradores de um pequeno povoado, onde se passa a história.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse estudo é ler e analisar o livro reportagem “Crônica de uma morte anunciada”, de autoria de Gabriel Garcia Máquez, uma narrativa objetiva e envolvente com uma grande reportagem. As análises são feitas a partir de estudos realizados na disciplina de Redação e Expressão Oral II, sob orientação do professor Elias Mengarda.
A obra refere-se aos últimos momentos de vida do protagonista, Santiago Nasar, contado sob o ponto de vista de um personagem que após anos de conversa com todos os envolvidos tenta recriar esses momentos, com um cenário muito bem descrito, envolvendo de forma muito ampla o leitor.
García Márquez traz à tona a complexa e indecifrável ligação entre o homem e seu destino. Até mesmo a personalidade de Nasar, extremamente reservado e de atitudes solitárias, contribuíam para que ele escolhesse caminhos, movimentos e atitudes que poderiam ser impedidas até o último instante, mas que o levaram por um caminho cujo destino era a morte.
De fácil entendimento, a leitura do livro leva a observação das tipologias de parágrafo,

Relacionados