Artigo livro curso de gestão ambiental (cap.i)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este artigo aborda a relevância da questão ambiental resulta em variáveis econômicas e políticas de forma inevitável. É preciso, no entanto, ter um conhecimento técnico mínimo para poder consolidar sua própria concepção de percepção ambiental. O processo de gestão ambiental inicia-se quando se promovem adaptações ou modificações no ambiente natural, de forma a adequá-lo às necessidadesindividuais ou coletivas, gerando dessa forma o ambiente urbano nas suas mais diversas variedades de conformação e escala. (PHILIPPI 2009). A função da percepção ambiental e dos estudos de impacto ambiental visa a compreender todas as realidades e relações estabelecidas entre os elementos dos meios físico, biológico e antrópico, dentro de uma concepção sistêmica e visão holística, de maneira acompatibilizar os empreendimentos, com as características dos meios em que a intervenção humana se insere.
Palavras- Chave: Antropico. Questão ambiental

ABSTRACT

This article discusses the relevance of environmental issues results in economic and political variables so inevitable. It must, however, have a minimal technical knowledge to be able to consolidate his own conception ofenvironmental perception. The environmental management process begins when they promote adaptations or modifications to the natural environment in order to tailor it to individual or collective needs and thereby create the urban environment in its different varieties of conformation and scale. (PHILIPPI 2009). The role of environmental perception and environmental impact studies seeks to understand all therealities and relations between the elements of the physical, biological and man-made, within a holistic and systemic understanding in order to match the developments, with the characteristics means that human intervention is a part.
Keywords: Entropic. Environmental issue

1 INTRODUÇAO
O campo da gestão ambiental e muito extenso. Essa extensão se explica porque o tema meio ambiente precisa serentendido em sua complexidade como um conjunto de fatores que constitui um todo. Ocorre que a extensão dos problemas ambientais costuma não ser reconhecida como decorrência das diversas facetas que compõem as questões ambientais,como se fossem compartimentos independentes,cuja importância e a emergência dependem do problema a ser resolvido.
A abordagem da questão ambiental esta a exigir doisolhares. O primeiro refere-se a compreensão do significado da expressão meio ambiente abrangendo,tanto o meio natural,como o construído,isto é,aquele alterado pela ação do homem.Este identificado como o espaço urbano ou agrícola;aquele com a natureza em seu estado primitivo ou recomposto .O segundo refere-se a característica abrangente gestão ambiental que envolve a saúde publica e o planejamentoterritorial.(PHILIPPI 2009).

2.A Questão Ambiental no Séc. XX

Embora nas últimas décadas os problemas ambientais tenham ganhando importância e grande espaço nas discussões políticas, necessário esclarecer que as primeiras preocupações com a qualidade do ar datam de longe, já na era pré-cristã, sendo tal fato devido ao uso do carvão como combustível, uma vez que as cidades dessa épocaapresentavam problemas relacionados à baixa qualidade do ar. Face do agravamento da situação nas cidades da era pré-cristã, no final do séc. XIII foram baixados os primeiros atos de controle de emissão de fumaça.
Em 1952, um acidente ocorrido durante o inverno na cidade de Londres – um episódio de inversão térmica impediu a dispersão de poluentes causados pelas indústrias e aquecedores domiciliares queusavam carvão como combustível – formou uma nuvem composta de altos teores de enxofre e material particulado, permanecendo por cerca de três dias, fato que ocasionou de inúmeras pessoas.
A década de 60 foi palco de grandes mudanças na área ambiental, sendo que nos EUA foi criado um programa federal de poluição atmosférica, sendo que mais tarde estabeleceram-se padrões de qualidade do ar. E foi...
tracking img