Artigo literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS
Agmar José de Souza
Adileuza de Fátima
Adriana Moreira de Oliveira Sales
Luciene Rocha de Jesus
Mara Cristiane Conceição de Barros
Márcia Alves de Oliveira

RESUMO
Reconhecer a contribuição da Literatura Infantil nas séries iniciais e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é,na infância. É o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. E a importância da prática pedagógica com livros da Literatura Infantil. O presente artigo inicia com um breve histórico do surgimento da literatura infantil, apresenta conceitos de literatura, enfocaa importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e a contribuição de Monteiro Lobato para a Literatura infantil no Brasil.
Palavras-chaves: Literatura Infantil// Práticas Pedagógicas// Leitura.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem o objetivo, mostrar a contribuição da Literatura Infantil na infância das crianças nas séries iniciais a escola é o espaço privilegiado, em quedeverão ser trabalhado livros com bases para a formação do indivíduo com objetivo de formar pessoas pensante e prontas para tomar decisões que possam transformar seu meio de vida. Literatura é a arte de compor trabalhos artísticos em prosa e verso. Conjunto de trabalhos literários de um país ou de uma época. Uma vez que, a criança vive a infância num ambiente que a leitura esteja presente comcerteza ela terá um aprendizado maior, do que a criança que só veio conhecer a leitura na escola. Este artigo apresenta conteúdo desde o surgimento da literatura, uma época em que era vista como disciplina pedagógica, e não como arte, uma vez que as crianças era consideradas adultos em miniatura pois não escreviam pra elas, não existia infância. E as contribuições do uso dos livros deliteratura na vida da criança desde pequena, as transformações de Monteiro Lobato na Literatura em nosso pais, mostrando em seus livros “ que a criança aprende com a leitura de uma forma tranqüila sem uso da força bruta”. Este artigo utilizou como metodologia o levantamento bibliográfico de diversos autores, e pesquisas na internet.

SURGIMENTO DA LITERATURA INFANTIL

A Literatura Infantil surgiupor volta do século XVII e durante o XVIII. Foram produzidos os primeiros livros para crianças. As primeiras edições foram escritas por um escritor francês Charles Perrault que, escrevia clássico dos contos de fadas, numa época em que a sociedade e a escola passavam por mudanças, as quais prevalecem até os dias atuais. Naturalmente, o consagrado escritor francês não poderia pensar que, em suaépoca, tais histórias, tão simples viessem a construir um novo estilo de leitura dentro da literatura, ser considerado o criador da literatura para criança. A literatura adequada para a infância e juventude foi adaptada de clássicos e lendas folclóricas, além do aperfeiçoamento dos contos de fada, inicialmente, não voltados especificamente para criança. Mediante este acontecimento do desenvolvimentoda Literatura Infantil, Perrault e os dois irmãos Grimm, colecionadores de histórias folclóricas, estão ligados à gênese da Literatura Infantil. Antes disso, não se escreviam para elas, a desvalorização e desrespeito contra as crianças eram comuns naquela época. As crianças não recebiam qualquer atenção especial, não existia infância. Não havia espaço diferenciado adulto para criança. A infâncianão era reconhecida, havia cuidados somente aos primeiros anos de vida. Destaca Philippe Ariès:

Contudo, um sentimento superficial da criança – a que chamei “paparicação” – era reservado à criancinha em seus primeiros anos de vida, enquanto ela ainda era uma coisinha engraçadinha. As pessoas se divertiam com a criança pequena como com um animalzinho, um macaquinho impudico. Se ela morresse...
tracking img