Artigo libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]













Lucinéia Aparecida da Silva Leão







5º Pedagogia Noturno















Carapicuíba,

Março de 2012.



LIBRAS: A Língua de Sinaisdos Surdos Brasileiros

A publicação do livro Philocophus, em 1648, de J. Bulwer, afirma que o surdo pode expressar-se verdadeiramente por sinais se ele souber essa língua tanto quanto um ouvintedomine a língua oral (in Woll, 1987:12).
Em 1760 iniciou-se na França um trabalho de instrução formal com duas surdas a partir da Língua de Sinais que se falava pelas ruas de Paris, esse trabalho tevemuito êxito tanto que foi assumida pelo Instituto de surdo e Mudos (atual instituto Nacional de Jovens Surdos), em Paris, como o caminho correto para a educação dos seus alunos.
Em 1817, ThomasHopkins Gallaudet e Laurence Clerc fundaram a primeira escolar permanente para Surdos em Hartford, Connecticut.
Em 1821, todas as escolas publicas americanas passaram a se mover em direção à Língua deSinais Americana como sua língua de instrução. Em consequência disso houve um aumento grande de nível de escolarização de crianças surdas que passaram a atingir o mercado de trabalho e muitas optarampor se tornarem professores de surdos.
Os primeiros estudos das Línguas de Sinais foram feitos a respeito das Línguas de Sinais indígenas das Américas e Austrália.
As Línguas de Sinais indígenaseram usadas pelos Surdos, mas principalmente, na comunicação intertribal.
Os Estados Unidos são o centro mundial mais importante de pesquisa linguística em Língua de Sinais, inclusive contam comsurdos em suas equipes, e isso pode ajudar a trazer mudanças no trabalho que vem sendo realizado até hoje.
No Brasil, o “inicio oficial” da educação dos surdos brasileiros foi no Rio de Janeiro, atravésdo Instituto Nacional de Surdos-Mudos (INSM, atual instituto Nacional de Educação de Surdos- Ines), assinada por D. Pedro II em 26 de setembro de 1857. Em 1855 D. Pedro II mandou trazer para o...
tracking img