Artigo induscon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Informática e estatística - INE
INE5324 - Comunicação de Dados
Professor: Carlos Becker Westphall
Aluno: Márcio Geovani Jasinski
Interface RS232C e Interface USB

Interface EIA RS232C

Normalmente chamada apenas de RS232C, a interface EIA RS-232C ou ITU-T V24/V28 estabelece o padrão de comunicação entre dois equipamentos: umequipamento terminal de dados (ETD) e outro equipamento de comunicação de dados (ECD). Geralmente o ETD é um computador e o ECD é um modem.
Equipamentos Terminais de dados (DTE): Originam/recebem a informação digital.
Equipamentos de Comunicação de Dados (DCE): Têm a função de
1. Na transmissão, tratar o sinal digital gerado pelo terminal, de forma que o mesmo possa ser transmitido ao longo de um meio(modulação).
2. Na recepção, recuperar a forma original (digital) do sinal que foi gerado pelo terminal remoto e entrega-lo ao terminal receptor (demodulação).
A interface V.24/V.28 do ITU-T define funcionalmente e eletricamente os diversos sinais que fornecem os serviços da camada física do MR-OSI (Modelo de Referência para Sistemas de Arquitetura Aberta), que permitem a conexão física entredois equipamentos terminal de Dados.
A comunicação é serial e são usados 25 pinos, cada qual com sua função específica. As características físicas do conector também são objetos de especificação da recomendação V.28. Foi definido para a interface um conector de 25 pinos, mas é aceita uma implementação simplificada segundo um conector trapezoidal de nove pinos.

Histórico

Originalmenteprojetada e usada para conectar um computador Teletypewriter com um modem, a EIA RS-232C utiliza código ASCII e comunicação assíncrona. Devido ao baixo custo, diversos minicomputadores adotaram teletypes como sistema de console.
Mais tarde, surgiram terminais eletrônicos que eram projetados para comunicar-se com os teletypes, suportando assim a EIA RS-232C. Em 1969, foi lançada uma revisão dainterface com intuito de acomodar as características elétricas destes aparelhos. Por isso, usou-se todos os tipos de comunicação remota da época, principalmente através de modens.
Com o surgimento dos computadores pessoais o padrão foi adotado para que os usuários pudessem comunicar-se com equipamento existente. Algumas formas de RS-232 foram o padrão da comunicação serial na maioria dos micros epermaneceu com o uso bem difundido até o fim dos anos 90, principalmente em modens.
A importância de portas seriais diminuiu quando as redes de alta velocidade tornaram-se disponíveis para comunicações de computador a computador.
Gradualmente, a EIA RS-232C está sendo substituída pelo USB em comunicações locais. USB é mais rápido, tem conectores mais simples, e um suporte melhor em software. Porisso, muitos computadores hoje já usam placas-mãe sem qualquer circuito RS-232. Ainda é comum o uso da RS232C em pontos de venda (leitores magnéticos) e em periféricos industriais.

Informações Específicas

• VELOCIDADE MÁXIMA: 20 Kbps
• COMPRIMENTO MÁXIMO DOS CABOS: 15m
• CONECTOR: DB25, com 25 pinos (alternativamente 9).
• NÍVEIS DE TENSÃO: +3 v a +25 v representa o "0" lógico;-3 v a -25 v representa o "1" lógico.



Em RS-232, caracteres são enviados um a um através de grupos de bits. O formato mais comum de codificação é o "asynchronous start-stop" que usa um "start-bit" seguido por 7 ou 8 bits de dados, possivelmente um bit de paridade, e um ou dois "stop-bits". Assim 10 bits são usados para enviar um simples caractere, o que tem um bom efeito colateralque dividindo a taxa de sinalização por 10 resulta na velocidade de transmissão geral. A alternativa mais comum a esse formato é HDLC.
O padrão RS-232 define os níveis de voltagem que correspondem ao 1 lógico e ao 0 lógico, as velocidades de transmissão padrão e tipos de conectores.

Conectores - São usados conectores do tipo “macho“ e “fêmea“ com 20 diferentes conexões de sinais e 25 pinos...
tracking img