Artigo inclusão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA INCLUSÃO DE DEFICIENTES MENTAIS

RESUMO

Falarmos em inclusão hoje, não deve ser algo apenas no discurso ou no papel, deve realmente ser uma atitude, onde devemos acreditar que não existem diferenças entre as pessoas, sequer por elas apresentarem algum tipo de necessidade especial. Todos deviam entender que estamos vivendo numa sociedade inclusiva, e que a escolaé o primeiro lugar onde esta prática tem que ser efetivada. A escola é o espaço no qual devemos criar esta inclusão, é o primeiro sistema social onde a criança aprende a conviver com os outros. Caso a criança apresente alguma deficiência, mas passa a conviver com as demais, ela se sentirá parte desta sociedade indiferente da sua deficiência, desta forma, ela não se sentirá excluída do sistema. Éóbvio que para cada deficiência deva existir um estrutura por trás para permitir a esta criança um bom convívio com os colegas e que possa, dentro das suas limitações, adquirir conhecimento. Desta forma, o poder público deve investir mais em estrutura física e de pessoal nas escolas para atender a demanda. Mas para isso, os preconceitos devem ser derrubados, primeiramente pelas escolas e até mesmospelos pais que muitas vezes escondem seus filhos achando que os deixando em casa ou frequentando escolas especiais estará fazendo um bem a eles. Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte para derrubar preconceitos e permitir uma sociedade mais inclusiva. Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e refere-se à inclusão do aluno com deficiência mental no ambiente escolarcomum, sendo discutido o que é deficiência mental, exemplos de experiências educacionais inclusivas e o papel da família nesse contexto.

Palavras-chave: Deficiência. Inclusão. Família.

INTRODUÇÃO

O aluno da Educação Especial é tão especial quanto qualquer pessoa e a família é a principal responsável pelas ações do seu filho com necessidades especiais. É a família que lhe oferece a suaprimeira formação. Na inclusão escolar, o aluno, com a orientação dos profissionais e da família, poderá adquirir competência profissional e pessoal.
Por natureza, toda pessoa tem suas necessidades. Aqueles que apresentam desvio físico, intelectual, sensorial, social e de comportamento muito acentuado e que não podem beneficiar-se dos programas da educação comum, necessitam de ensino ou serviçosespeciais, através da modificação ou apoio ao programa educacional comum, de maneira que eles próprios se tornem capazes de satisfazer suas necessidades. É preciso adequar a estrutura do ensino, os conteúdos e os métodos ao ritmo e
às características do aluno, a fim de facilitar sua construção de conhecimentos.
Neste sentido, surgem as propostas de educação inclusiva e de sociedade inclusiva, ouseja, a educação e a sociedade caminhando juntas para promover o que se chama de uma sociedade para “todos”, sem distinções de raça, cor, religião ou necessidades. No entanto, acredita-se que a sociedade não esteja tão preparada para promover a inclusão da pessoa com necessidades especiais e que por isso devemos trabalhar mais a inclusão. A conscientização da família, no sentido de que ela faz partede um contexto social, que exerce influências sobre o indivíduo, preparando-o para o mundo escolar é primordial e de extrema importância. A conscientização dos educadores não só em saber trabalhar com o aluno, mas também em promover o desenvolvimento familiar de forma que a família se torne um agente ativo nesse processo de inclusão deve ser arduamente buscada.
Falar em inclusão hoje não deveser algo apenas no discurso ou no papel, deve realmente ser uma atitude, onde devemos acreditar que não existem diferenças entre as pessoas, sequer por elas apresentarem algum tipo de necessidade especial. Todos nós devíamos entender que estamos vivendo numa sociedade inclusiva e que a escola é o primeiro lugar onde esta prática tem que ser efetivada.
Este trabalho refere-se à inclusão do...
tracking img