Artigo (in)sucesso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
(IN) SUCESSO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM-DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS. [1]

Priscila Soares de Freitas.
Viviane de Oliveira Moreira[2] .
Orientador: Prof. Ms. Valter Roberto de Oliveira.

RESUMO
Embora o acesso à educação básica tenha ampliado, a questão de (in) sucesso escolar constituiu-se uma preocupação, tanto no que diz respeito às políticasde educação, quanto aos pais, educadores e crianças envolvidas com o processo sócio-educativo institucional. É desta questão que trata o presente estudo: Quais as possíveis relações entre (in) sucesso escolar da criança e o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem pelos pais? Como educadoras que atuavam no acompanhamento escolar de crianças que enfrentam dificuldades de aprendizagem eparticipam do “reforço escolar”, observamos que a maior parte destas tinham pais ausentes, tanto no que se refere ao diálogo com os educadores quanto no tempo dedicado aos filhos em suas casas, o que nos levou a refletir sobre dada situação. Ainda que existam diversas causas que englobem essa problemática, optamos pela realização de uma pesquisa bibliográfica, que permite trazer uma diversidade deolhares e apontar perspectivas no sentido de contribuir para uma reflexão que não se restrinja a classificar ou “culpabilizar” alguém (pai, criança, professor) pelo (in) sucesso. Ademais, pesquisas têm demonstrado que a efetiva interação dos pais com as crianças influencia nos processos e resultados pedagógicos e de desenvolvimento integral dos mesmos. A relevância deste estudo diz da possibilidade determos maior clareza dos aspectos que envolvem o binômio (in) sucesso escolar e nestes termos, procurarmos fortalecer os diálogos e interações entre educadores (pais-professores) e educandos (crianças) de forma a influenciar positivamente o processo ensino-aprendizagem destas.


Palavras chave:
Interação pais-filhos, integração família-escola, Insucesso escolar, sucesso escolar, processoensino-aprendizagem.

1. Introdução

Tratar sobre as causas que influenciam o (in) sucesso escolar é uma preocupação corrente de diversos educadores que atuam no ensino de crianças e jovens. Observamos através do apontamento de correntes teóricas, que o mau desempenho do aluno, o insucesso ou fracasso escolar, pode ser atribuído em decorrência da dificuldade de aprender e reter conteúdos,mas como educadoras e pesquisadoras pretendemos com este estudo, apontar que os aspectos que englobam e desencadeiam o (in) sucesso são muito mais complexos.
Atualmente, Carvalho e Vianna (1994), Lahire (1997), Sigolo e Lollato (2001) destacam que o fracasso escolar é visto pela escola como conseqüência das dificuldades do aluno e da família. Nossa intenção aqui, não é culpabilizarnenhum dos segmentos educativos, no entanto, um questionamento nos surge: o que levaria um aluno com uma capacidade intelectual dita normal ou superior a vivenciar o fracasso escolar? Poderiam ser causas educacionais ou sócio-econômicas? Seria a falta de interação pais-filhos?
Portanto, este estudo busca apontar o enfoque social, ou seja, o envolvimento do contexto familiar, uma realidadejá bem conhecida: A literatura especializada tem fornecido evidências de que a não aprendizagem dos alunos é fortemente influenciada pelos processos de socialização que ocorrem no seio da família.
Atualmente, como educadoras no processo de ensino-aprendizagem de crianças que enfrentam dificuldades de aprendizagem-comportamento, notamos que a maior parte de nossos alunos têm paisausentes, no que se refere ao acompanhamento educativo, o que nos permitiu refletir e intensificar buscas a possíveis soluções que pudessem remediar a problemática.
Segundo Dodge, Pettit e Battes (1994), a falta de calor e carinho na interação com a criança, pode desencadear sentimentos de insegurança, vulnerabilidade e eventual hostilidade e agressão em relacionamentos sociais e isso...
tracking img