Artigo Implantacao Moodle Welson Silva

2314 palavras 10 páginas
RELATO DE EXPERIÊNCIA

Implantação do Moodle no Centro
Universitário São Camilo
Welson Tavares da Silva
Novembro 2013

Resumo
O presente relato de experiência relata como a Equipe de Educação a Distância do Centro
Universitário São Camilo realizou a migração de sua plataforma de educação a distância, saindo de um modelo rígido e proprietário e adotando o Moodle como plataforma de ensino.
Palavras Chaves: Educação a Distância, Moodle, Plataforma EAD.

Abstract
This experience report describe how the Distance Leargning Team of Universitary Center São
Camilo made the migration of e-learning platform, adopting the Moodle and failing use of property model platform.
Keywords: Distance learning, Moodle, Distance Learning Platform.

Introdução
O Moodle1 é um sistema para gestão de cursos, também conhecido como ambiente virtual de aprendizagem, gratuito e de código aberto. Porém a escolha do Moodle entre tantas outras ferramentas, pagas ou gratuitas, está muito além dos valores investidos e custos. O
Moodle não é somente uma opção barata, é uma opção funcional e flexível.
O Centro Universitário São Camilo utilizava uma plataforma conceitualmente boa para aulas à distância, mas apesar dos conceitos serem corretos e ter diversas ferramentas eram pouco amigável mesmo aos que tinham pouca experiência com informática.
A Equipe de EAD escolheu e implantou o Moodle, adequando-o às necessidades e padrões da instituição, tomando por base os de requisitos levantados, análise de melhores parcerias e comunicação precisa interna.
Veremos neste artigo qual o cenário de EAD encontrado pela Equipe de EAD e como foi possível alcançar um cenário funcional e satisfatório com uso de uma ferramenta gratuita e de código aberto.

Método
Este estudo consiste em um relato de experiência vivenciado pela equipe de EAD, na implantação da Plataforma de Educação a Distância no Centro Universitário São Camilo para as disciplinas que fazem parte desta modalidade nos Cursos de Graduação.
Para a obtenção

Relacionados