Artigo Igualdade de G nero CNPQ GRUPO SERMAIS

3319 palavras 14 páginas
Grupo Sermais: uma experiência de reflexão, reeducação e ressocialização dos homens autores da violência sentenciados pela Lei Maria da Penha no município de Ponta Grossa, PR.
Aurea Lúcia Pioli (IESSA)
Orientadora: Profa. Luana Billerbeck

Introdução

Este artigo surgiu da minha participação enquanto estagiária de psicologia no Grupo Nevicom (Núcleo de Estudos da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher) da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná, do Departamento de Direito e Serviço Social, sob a coordenação da professora Luana M. O. Billerbeck.
Em março de 2013 o Nevicom iniciou um trabalho em parceira com o Poder Judiciário - 4º Vara Criminal de Ponta Grossa consistente no encaminhamento dos homens que foram sentenciados como incursos na Lei Maria da Penha e que tiveram a pena “Privativa de Liberdade” substituída pela “Restritiva de Direitos”. A pena aplica-se no comparecimento obrigatório semanal ao Grupo Reflexivo por um período de no mínimo 16 encontros.
Este Grupo dos autores da violência, denominado “GRUPO SERMAIS” é um projeto de extensão que tem o objetivo de fazer com que estes homens também sejam ouvidos, e que possam a partir da reconstrução da sua própria história, ter a possibilidade de reescrevê-la de forma que a violência contra a mulher não seja mais uma opção. Temas como Igualdade de Gênero, Alienação Parental e Família também são trabalhados com os autores da violência, bem como, Saúde Masculina e a própria Lei Maria da Penha, assuntos estes que visam estimular a reflexão, responsabilização e ressocialização dos Autores da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
O Nevicom finalizou o primeiro grupo com os autores da violência em julho de 2013 e conta hoje com uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo além do “GRUPO SERMAIS”, a Divulgação da Lei Maria da Penha para a população em geral, bem como a capacitação dos profissionais que trabalham com o tema violência doméstica e familiar. Para isso conta com a

Relacionados