Artigo GRH

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO DA ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA
UNIMED FRONTEIRA NOROESTE

Deise Daiane Hartmann1
Franciele Evelin Friske2
Patrícia Francieli dos Santos3
Maria de Lourdes Vicari Siqueira4

RESUMO

Este artigo apresenta a temática de clima organizacional da Cooperativa Unimed Fronteira Noroeste/ RS. Tratando-se do estudo de caso de uma empresa organizacional, representada por uma pesquisaqualitativa e quantitativa. Com o objetivo de analisar o clima organizacional da empresa, compreender o seu modo de constituição e de funcionamento, realiza investigação sobre aspectos relacionados à criação da empresa e tem por intuito, avaliar alguns itens significativos para melhor desenvolvimento da organização e de seus colaboradores. A análise fundamenta-se nas teorias contemporâneas deAdministração e Gestão de Pessoas, com ênfase na interpretação de Chiavenato, Vergara, entre outros. A abordagem analítica contempla um processo dedutivo das informações geradas a partir de documentação indireta e documentos, bibliograficamente e direta, por meio de uma entrevista semiestruturada dirigida aos gestores da empresa. A contribuição da pesquisa está associada a compor ou introduzir ainterdisciplinaridade entre as teorias da área de Recursos Humanos, aplicando-as a prática, além da expansão dos saberes acadêmicos no tocante à realidade que se apresenta. Percebe-se, que a instituição observada tem grande preocupação com o meio ambiente, cooperados, colaboradores, clientes e a sociedade em geral.

Palavras-chave: gestão de pessoas – clima organizacional – análise dos dadosINTRODUÇÃO

Atualmente, as organizações sentem a necessidade de adequar-se a um mundo altamente globalizado com negócios cada vez mais competitivos. Tal cenário definiu a necessidade de as empresas adaptarem-se às exigências atuais, pois quando se fala em questões organizacionais, pode-se dizer que as atitudes das empresas refletem diretamente não somente no futuro da humanidade, mas também no futuroda própria organização, levando em conta que, clima organizacional é hoje um dos sinônimos de visão, estratégia e sobrevivência para as empresas.
Diante de tal realidade, realizou-se um estudo de caso na organização Unimed Fronteira Noroeste/RS, localizada na cidade de Santa Rosa, RS, com o intuito de aprofundar o conhecimento de gestão de pessoas e clima organizacional, destacando de formapositiva os resultados da organização e analisará os dados obtidos para alicerçar métodos mais eficazes e aperfeiçoar seu modo de gestão.

1 METODOLOGIA

O objetivo proposto neste artigo teve como metodologia a orientação de um modelo qualitativo e quantitativo; no decorrer das investigações, pretendeu-se entender e estudar a forma de gestão de organização da cooperativa Unimed. A metodologia dotrabalho envolveu a coleta de dados e informações através de dados divulgados que foram disponibilizados pela gestora da empresa.
.A análise trata qualitativamente os dados gerados, de forma explicativa. Quanto aos procedimentos técnicos, serão bibliográficos, investigando as informações por meio de documentação indireta e outros documentos. Também, realizou-se uma entrevista semiestruturadapara ser respondida pelo gestor da organização, caracterizando-se como documentação direta extensiva, para fins de diagnóstico.

2 GESTÃO DE PESSOAS

O processo de gestão de pessoas se apresenta hoje, como um tema de grande importância nas empresas, pois é no interior delas que passamos a maior parte de nossas vidas. São as pessoas, os funcionários que definem a visão e o propósito, escolhemestruturas e estratégias, realizam esforços de marketing, administram recursos financeiros, estabelecem metas de produção, entre tantas outras decisões que estabelecem um ambiente de lucro e bem-estar à empresa.
Segundo Chiavenato, as pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, dependendo da maneira como elas são tratadas, e para isso é necessário que as pessoas...
tracking img