Artigo - futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A FÉ NOS CONDUZ A VITÓRIA”

LAVOR, Thiago Rodrigo da Silva[1]

RESUMO

Este presente artigo da disciplina de Bases Sócio-Antropológicas da Educação Física, do 2° semestre do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA foi elaborado por Thiago Rodrigo da Silva Lavor, seguindo os segmentos legais propostos pela professora Alana Mara tendo como objetivo, alcançarobtenção de nota da AV2 e vivenciar mais a prática da observação do futebol profissional. Irei tratar dos principais acontecimentos que ocorreram no jogo do Campeonato Brasileiro da Série B de 2011, entre a equipe do Icasa x Salgueiro, ocorrido no dia 11/11/2011 no Estádio Mauro Sampaio, o popular Romeirão, em Juazeiro do Norte. O foco principal deste artigo visa o comportamento dos torcedores do Icasa eo que aconteceu antes, durante a após o término da partida, nas imediações do estádio Romeirão. Na introdução deste presente artigo, trago uma breve história sobre a vinda do futebol para o Brasil e o papel que essa modalidade representa no dia a dia dos brasileiros.





PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, Futebol, Campeonato Brasileiro, Icasa.





INTRODUÇÃO



O futebol chegouao Brasil por volta de 1894 por Charles Miller, trazendo da Inglaterra uma bola de futebol e um conjunto de regras. O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado entre Funcionários da Companhia de Gás x Companhia Ferroviária São Paulo Railway, em 15 de abril de 1895, as equipes continham apenas funcionários ingleses, cujas equipes eram de empresas também inglesas.
Para que o jogo possaacontecer, é necessário que tenham 11 jogadores para cada time em campo, jogadores poderão ficar a disposição do técnico no banco de reservas, para que assim possa haver substituições caso seja necessária para ajudar o time dentro de campo em várias ocasiões.
No Brasil o futebol é uma paixão. Muitos torcedores dão a vida pelos seus times de coração em torneios nacionais e internacionais, etambém pela Seleção Brasileira em tempos de Copa do Mundo. Às vezes isso causa um grande mal para a saúde do indivíduo, pelo fato de levar muito a sério uma simples partida de futebol, seja na emoção da conquista de uma vitória ou na decepção de uma derrota.
O futebol é um espetáculo que envolve e atrai multidões para cada partida, que move milhões para as Redes Televisivas para mostrar abeleza das grandes festas que os torcedores fazem em seus estádios a cada partida de seu clube do coração. As faixas, os fogos de artifícios, os bandeirões, os sinalizadores, os gritos de guerra que ajudam a empurrar o time contra o adversário.
Daólio (2005) explica que “o papel que o futebol representa no Brasil, está defendendo que houve uma combinação entre as exigências técnicas do futebole as características sócio-culturais do povo brasileiro. O futebol seria, ao mesmo tempo, um modelo da sociedade brasileira e um exemplo para ela se apresentar.”
Em outras palavras, o futebol constituir-se-ia, por um lado, numa imagem da sociedade brasileira e, por outro, num exemplo que daria a ela um modelo para se expressar. O homem brasileiro comportar-se-ia na vida como num jogo defutebol, com chances de ganhar ou perder e às vezes empatar, tendo que se defrontar com adversários, tendo que respeitar certas regras, mantendo respeito por uma autoridade constituída, jogando dentro de um tempo e de um espaço, marcando e sofrendo gols, fazendo jogadas de categoria e cometendo erros fatais. Após uma derrota, haveria sempre a chance de se recuperar no próximo jogo.
A CBF[2] é aentidade máxima do futebol brasileiro. É a partir dela que acontecem os principais torneios e campeonatos, como por exemplo, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D. Os torneios e campeonatos regionais são organizados pelas federações de cada Estado referente à competição. Atualmente o Brasil possui cerca de 271 times de futebol devidamente cadastrados na CBF de...
tracking img