Artigo felicidade aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A FELICIDADE: O BEM SUPREMO, ARISTÓTELES
Ingrid Rodovalho de Farias
Resumo: O presente artigo tem como objetivo, a compreensão sobre como entender um pouco a visão de Aristóteles sobre a felicidade, onde algo é capaz de influenciar e que não é impossível de ser sentida ou de se falar. Ela caracteriza como um bem supremo por ser um bem em si. Portanto, é em busca da felicidade que se justificaa boa ação humana. Todos os outros bens são meios para atingir o bem maior que é a felicidade.
Introdução
A felicidade estudada e sentida por Aristóteles irá abordar o ímpeto racional, de que a felicidade é uma atividade e que cada ciência tem seu grau diferenciado, e a reflexão filosófica de que há pessoas felizes e infelizes no mundo. Como ela própria nos ensina iremos retomar neste estudoprincipais frases, conhecer um pouco da historia e as formas de felicidade sentida e falada que contribuíram para observações e auto compreensão do que vem ser e como entender um pouco da felicidade.
1. Desenvolvimento
1.1 A HISTÓRIA DE ARISTÓTELES
Aristóteles é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e o criador do pensamento lógico, sendo que ele esta como mais influentefilósofo grego. Aristóteles é um realista que antes de cantar as excelências de um estado ideal, ele prefere analisá-las. Ele nasceu em Estagira na Calcídica 384 a.C. Aristóteles estudou com Platão por vinte anos, e muitas das idéias de Platão estão em seu trabalho. Entretanto, Aristóteles julgou que o mundo invisível de formas perfeitas de Platão era um perfeito despropósito. Ele era muito mais ligadoà terra do que Platão. O mundo natural fascinava Aristóteles, e ele era freqüentemente visto observando plantas ou a atividade dos insetos. Ele declarou: “Há algo maravilhoso em todas as coisas naturais”.
Após a morte de Platão, Aristóteles abriu sua própria escola, o Liceu, onde a filosofia de seu mestre era estudada e também criticada. Aristóteles acreditava que as formas perfeitas de Platãofaziam parte da vida, não constituíam um mundo à parte. Estudar a natureza o convenceu de que todas as coisas buscavam sua forma única de perfeição. Ele sabia que todas as sementes de carvalho eram árvores em potencial, mesmo aquelas enterradas em solo estéril. Ele também sabia que um ovo de pata nunca daria origem a uma águia. Grande organizador, Aristóteles queria categorizar todas as áreas doconhecimento humano em pilhas. Classificava tudo, dividindo até a linguagem em dez categorias básicas. Mas cometeu erros, e rotular a mulher como “homem inacabado” foi um dos grandes. Não há nada como a microbiologia para provar o contrário, e ele achou que apenas os homens carregavam a “semente” humana. Isso inferiorizou as mulheres e as prejudicou por séculos.
Sua filosofia é a relação e conexãoentre as varias áreas pensadas pelo filósofo, seus escritos versam sobre praticamente todos os ramos de conhecimento de sua época. O conhecimento do mundo, embora tenha sido aluno de Platão por muito tempo, Aristóteles construiu uma teoria do conhecimento bastante diferente daquela que seu mestre havia idealizado. Para Aristóteles, seria possível conhecer o mundo por meio da experiênciasensorial, aplicando a razão nos dados fornecidos pelos cinco sentidos, descobrindo, assim, a essência das coisas, ou seja, a verdade sobre os diferentes seres. Isso ficará mais claro a seguir. É importante destacar, por enquanto, que, segundo esse filósofo, o conhecimento é a abstração da natureza dos objetos e dos seres; isso resultaria num conceito, num pensamento, mas de maneira diferente daapresentada na doutrina platônica. Para o estagirita, não há um mundo onde as idéias existam por si mesmas; as idéias são o resultado de um processo conduzido pelo intelecto. Entretanto influência mais importante, na filosofia de Aristóteles se manifestou na caracterização geral da jurisprudência romana como sistema científico; isso ocorreu em dois momentos, os quais correspondem aos dois sentidos que...
tracking img