Artigo face

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Filosofia e ética
Prof(a): Bianca Costa

Cases
X
Análise código de ética

Lucas Dutra
Elizane Souza
Dayane Pinto
Wagner Wolff
Elizário Carvalho


Porto Alegre, 25 de Novembro de 2011.
Sumário

* Introdução.........................................................................................Pág. 2
* Versão História dos Cases: Microsoft e Apple...................................Pág. 3
* Análise dos filmes Piratas do Vale do Silício e A Rede Social...........Pág. 5
* As violações apresentadas nos cases estudados e a relação com o código de Ética do Administrador ......................................................................Pág. 7
*Análise do Case: A criação do Facebook..........................................Pág. 7
* Ética e Concorrência Empresarial......................................................Pág. 9
* Conclusão: O dinheiro justifica a falta de Ética?................................Pág. 2


Introdução
As modificações na sociedade, trazidas pela rápida expansão da tecnologia, fizeram com que surgisseuma verdadeira batalha por espaço no ambiente de trabalho. Muitas empresas que, hoje ostentam bilhões de dólares em ações, agiram com atitudes imprudentes logo após o “boom” da informática, para conquistar a posição que ocupam hoje. Tanta disputa traz à tona a discussão sobre Ética nesta situação. Os feitos de grandes gênios como Steve Jobs, Bill Gates e Marc Zuckerberg ficarão para sempreilustrados na História como atitudes únicas e inimagináveis para a época em que viveram. Mas muitas das atitudes tomadas por essas personagens da História, sem sempre foram tão devidamente aceitáveis como suas ideias.
A competição acirrada entre empresas, como existe até os tempos de hoje, muitas vezes é uma determinante na hora de uma decisão administrativa que pode, ou não, ser um agravante definitivopara o futuro de uma empresa. O conceito ético é um conhecimento nato ao ser humano, mas muitas vezes as atitudes tomadas não correspondem a esta natureza.
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma breve reflexão sobre as biografias das personagens citadas, nos filmes que ilustram suas biografias. São eles “Piratas do Vale do Silício” e “A rede Social”, onde contam um pouco sobre a vidadestes grandes empresários, que mesmo quando eram muito jovens, já tinham ideias inovadoras e à frente de seu tempo. Hoje estes homens são respeitados pelo mundo todo, o texto a seguir propõe ao leitor que entenda como eles adquiriram todo o poder aquisitivo e respeito que possuem atualmente.
O tema foi escolhido, devido ao contexto atual em que vivenciamos recentemente ao receber a notícia damorte de Steve Jobs, que, é considerado se não o maior, um dos grandes gênios da informática e inovação tecnológica. Algo que Steve Jobs deixou de lição, serve tanto para a Administração como também para todas as profissões, quando ele diz a seguinte frase:
“Stay Hungry, Stay Foolish”
(Continue faminto, Continue tolo.)

A versão Histórica dos Cases: Microsoft e Apple
Muito do que foi apresentadonos filmes, não foge muito a realidade dos casos. Mas obviamente a Indústria do Cinema se dedica mais a produzir entretenimento do que veracidade (Que também seria outro problema ético interessante de ser analisado, mas não vamos nos aprofundar neste assunto no dado momento, pois nosso foco é voltado exclusivamente nos profissionais em questão).
O homem mais rico do mundo
Bill Gates sempre foiuma figura polêmica, durante muitos anos liderou o ranking de homem mais rico do mundo, o que gerou muitos ataques (talvez motivados por má fé ou inveja) à sua índole e atitudes tomadas para alcançar o poder que possui. Mas seu começo, como o da maioria das empresas de informática que iniciaram suas atividades nessa época, foi bastante humilde. Conforme sua biografia no site Wikipedia, Gates e...
tracking img