ARTIGO EXPOCI NCIA agrafia

766 palavras 4 páginas
Agrafia

GARIOLI, Daniele 1
GIRARDI, Kátia2
MANTOVANI, Rodrigo Souza de3
PINTO, Dalila Matias4
SILVA, Ariani da5

INTRODUÇÃO
De acordo com Piéron (1966) a agrafia é uma perda patológica da capacidade de escrever, podendo encontrar-se isoladamente, em geral, associada a outras perturbações afásicas. É caracterizada pela incapacidade de expressar idéias por escrito apesar de não haver nenhum comprometimento psicomotor, da fala ou da compreensão.
Em uma revisão, Roeltgen (2003) observou que os estudos neurológicos clássicos identificaram cinco formas de agrafia. Todavia, o autor observou que os padrões de lesões eram variáveis, e a cobertura dos estudos era insuficiente. Usando um modelo neurolinguistico, Roeltgen (2003) propôs uma classificação alternativa baseada em perturbações em diferentes aspectos do processo de escrita que diferencia os componentes lingüísticos e motores. O objetivo deste é definir e caracterizar os tipos de agrafias e como se manifestam de maneiras diferentes.

MATERIAL E MÉTODOS
Foram feitas pesquisas em livros, artigos e sites de pesquisa. Buscou-se fazer uma revisão do conteúdo teórico para responder as questões relativas aos seguintes aspectos dos distúrbios a serem pesquisados.
Na organização procedimental, primeiramente foi feito um levantamento para a coleta de artigos, e na segunda etapa foi realizada uma leitura criteriosa para formação de um banco de dados.

DESENVOLVIMENTO

O modelo cognitivo da escrita possui dois componentes funcionais: Central e Periférico. As desordens desses componentes podem provocar distúrbios como a agrafia.
Classificação tradicional das agrafias segundo Roeltgen (1984).
I. Agrafia pura: Problemas com a escrita na ausência de qualquer outro problema na linguagem.
II. Agrafia Afásica: Problemas com a escrita e em associação com problemas na linguagem.
III. Agrafia com Alexia: Problemas com a escrita e a leitura na ausência de afasia.
IV. Agrafia Apráxica: Problemas com a escrita geralmente em

Relacionados