ARTIGO ETIELLY

3846 palavras 16 páginas
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA:CONTROVÉRSIAS E POSSIBILIDADES

Tarozzo, Alexsandra Zap1
Silva, Maycon Adriano2

RESUMO

Este artigo busca refletir sobre a Educação Especial e Inclusiva, contextualizando-a, desde os seus primórdios até a atualidade,num processo histórico que revela momentos distintos em relação ao papel e o lugar ocupado pela pessoa com deficiência na sociedade. O interesse pelo tema surgiu a partir da necessidade de se discutir e colaborar para um melhor entendimento sobre a Educação Inclusiva, cujo foco principal é mostrar que a Educação Inclusiva não é somente uma ideologia no cenário educacional brasileiro, mas sim uma realidade vigente em nosso País. Contudo, este trabalho apresenta de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa sobre a educação inclusiva no Brasil destaca a efetivação do processo de Inclusão Escolar do indivíduo com necessidades educacionais especiais, como elemento fundamental para se oportunizar o pleno desenvolvimento e o acesso aos bens e serviços comuns destinados a todos os cidadãos. Pode-se perceber que o processo de inclusão escolar tem como pressuposto a mobilização da sociedade para um novo olhar frente às diferenças humanas, partindo do princípio de que a principal característica do ser humano é a pluralidade e não a igualdade.

Palavras chave: Educação Inclusiva; Escola; Necessidades Educacionais.

1 INTRODUÇÃO

A Educação Inclusiva no Brasil é hoje um desafio a ser enfrentado dia após dia para os profissionais da Educação, lembrando que o conceito de inclusãose resume num processo em que se amplia à participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, havendo uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos.
Pensar uma sociedade inclusiva significa pensar os sujeitos na sua diversidade. Ao longo das últimas décadas, temos a temática da educação inclusiva inscrita em diferentes contextos e a instituição

Relacionados

  • Direito Civil
    1746 palavras | 7 páginas