Artigo Estrat gias de regionaliza o a partir do Sistema nico de Sa de

1314 palavras 6 páginas
ESTRATÉGIAS DE REGIONALIZAÇÃO A PARTIR DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

1Debora Nunes Dantas
2 Maria Santa Vilasboas Batista

Introdução

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído no Brasil por meio da Constituição Federal de 1988, calcado na universalidade, equidade, integralidade, participação da população e dever do Estado, tendo como principais estratégias a descentralização e a regionalização.
A universalização do sistema de saúde público no Brasil e seu funcionamento, no entanto enfrentam grandes desafios, principalmente relacionados às disparidades econômicas, culturais e socioespaciais e ao predomínio de interesses privados sobre os públicos, comumente considerados de modo desarticulado, que conduz a uma visão de total falência do sistema público de saúde. Assim, para o fortalecimento do SUS é preciso pensar a regionalização a partir de novos critérios que deem conta da realidade brasileira.
Na ciência geográfica busca-se uma contribuição para entender o atual processo de regionalização dentro da dinâmica territorial brasileira, considerando que novos pressupostos para esse processo são essenciais para avançar na descentralização e na diminuição das desigualdades existentes no Brasil. Nesse sentido, é essencial entender que a região de acordo com Bezzi (2004, p. 83-84) é “uma dimensão escalar do espaço, que se concretiza, se empiriciza mediante uma funcionalização do poder no território.”
Assim, com a complexidade da realidade mundial, sobretudo por conta dos processos de globalização, faz-se necessária entender o processo de regionalização e suas relações com o processo de descentralização, principalmente as relacionadas ao SUS. Nessa perspectiva, ao longo desse trabalho faremos um levantamento bibliográfico com autores, tais como Brasil (2008), Ribeiro (2004a), Souza (1993) e Viana et al. (2008).

O SUS e o processo de regionalização

O Sistema Único de Saúde (SUS) se insere em uma política social que tem como fundamentos a universalidade de acesso, o

Relacionados

  • Narração,dissertação e descrição
    53099 palavras | 213 páginas