Artigo esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A gente quer comida, diversão e esporte
Brincar, praticar esporte e divertir-se são direitos garantidos pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - e estão associados ao direito à liberdade e à dignidade. A prática de esportes é um direito social, garantido constitucionalmente como obrigação do estado e da sociedade. Em sua atual versão, a Constituição brasileira aponta três formas deesporte: o de rendimento, o de participação e o de lazer. 

Segundo o professor Daniel Marangon, coordenador do complexo esportivo da Puc Minas, “isto quer dizer que qualquer cidadão brasileiro, de qualquer lugar, de qualquer idade, sexo, condição social, independente de qualquer característica que apresente, todos têm direito ao esporte”. Infelizmente, na prática a legislação ainda não funciona. Oinvestimento é pouco e muitos esportes necessitam de equipamentos caros ou grandes. Será por isso que o Brasil ainda é o país do futebol? 

Indiscutivelmente, o futebol é a paixão nacional. Muitos outros esportes, como o vôlei, a natação, handebol, tênis e até mesmo a ginástica olímpica, estão atraindo atenção e conquistando torcidas, mas o futebol ainda é a preferência dos brasileiros. Omotivo? Para alguns o futebol é o esporte mais praticado em quase todo o mundo, em função de ter surgido na Inglaterra, em um período em que este país era a principal influência cultural e econômica no mundo. Para outros, o futebol é tão popular por causa da sua acessibilidade. Afinal, basta uma bola no pé para jogar a famosa peladinha, na rua, no parque ou até no terreiro de casa. Além do mais, noBrasil de hoje, futebol também é sinônimo de sonho, sonho de uma vida melhor, sonho de deixar de ser menino pobre e se transformar em estrela do futebol internacional. 

As comunidades, o futebol de várzea e a Copa Itatiaia

Muitos dos atuais jogadores de futebol amador de Belo Horizonte também sonharam com o sucesso e o dinheiro. Hoje eles são trocadores, seguranças, pedreiros, porteiros, que nodomingo vestem a camisa do seu time e transformam jogos de futebol em momentos de integração. Segundo o técnico do Santa Catarina Futebol Clube, Fernando dos Santos, o futebol é praticamente o único esporte praticado na Pedreira Prado Lopes e é através dele que varias pessoas da comunidade se mobilizam em prol do coletivo. Segundo Fernando, os jogos, que sempre são realizados aos domingos, semostram como momentos de socialização, de conhecer pessoas, de fazer amigos, muitas vezes até de arrumar casamento. 

O futebol amador, mais conhecido como futebol de Várzea, é tradicional em Belo Horizonte. Por volta da década de 1950, existiam vários times e campos de futebol amador, os jogadores eram reconhecidos e os jogos realizados aos domingos estavam sempre com a casa cheia. Segundo oradialista Emanuel Carneiro, da Rádio Itatiaia, “esses times incendiavam o bairros e os jogos eram comentados a semana inteira”. À medida em que Belo Horizonte foi crescendo, esses campos foram sendo vendidos e hoje um dos principais problemas enfrentados pelos times de futebol amador é justamente a falta de campos bem conservados. 

Um dos torneios de maior destaque do futebol amador na cidade é aCopa Itatiaia, realizada pela rádio Itatiaia desde 1962, quando se comemorava os 10 anos da rádio. Naquele ano, foram realizados vários eventos, entre eles luta livre, batalha de carnaval e o torneio de futebol amador com times de Belo Horizonte. Atualmente disputam o campeonato 16 times de BH e 16 times da região metropolitana, a grande maioria de oriundos de vilas, favelas e periferias. 

Apesarda Copa ser um campeonato amador, os procedimentos são os mesmos do futebol profissional. Todos os radialistas envolvidos são aqueles que cobrem os principais campeonatos de futebol do país, e, além disso, a competição conta com um tribunal próprio para julgar atletas e árbitros. O código brasileiro de justiça desportiva rege a legislação desportiva, onde os jogadores, atletas, árbitros,...
tracking img