Artigo ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA NA INDÚSTRIA












Alexandra Meinchein*, Evelin Pereira, Sidnei Tadeu Ferreira.
Trabalho da disciplina de Técnicas de Pesquisa em Administração, Curso de Administração/Marketing da Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG.


RESUMOEste artigo analisa o esforço físico exercido pelos colaboradores da empresa no que se refere ao levantamento de pesos em seus postos de trabalho sem o uso dos equipamentos de apoio necessários para tanto. Em entrevista realizada por amostragem de 10% de uma população de 60 funcionários por meio de questionário qualitativo em uma pesquisa descritiva, se identificou as conseqüências que asoperações que exigem levantamento podem trazer ao ser humano principalmente no que diz respeito à fadiga muscular. São comuns afastamentos por motivos de saúde e até mesmo invalidez de pessoas causadas pelo levantamento de pesos de forma incorreta e repetitiva. Para que situações como essas deixem de ser comuns nas empresas, passaram a serem criados normas e critérios baseados na resistência física do serhumano e dispositivos ergonomicamente corretos para execução das tarefas.


PALAVRAS-CHAVE: Ergonomia. Peso. Levantamento. Esforço. Trabalho.


1 INTRODUÇÃO


Atualmente, as organizações estão tratando o assunto ergonomia nos postos de trabalho, com maior atenção e cuidado visando o bem estar dos colaboradores.
Este artigotrata exatamente sobre o assunto ergonomia principalmente no que tange levantamentos de pesos nos postos de trabalho.
O objetivo deste artigo é estar tratando o assunto de forma a mostrar os riscos que as pessoas correm a todo o momento em seus postos de trabalho sem a correta postura e a utilização de equipamentos que atenuem os esforços físicos.
Outro ponto aser lembrado são os altos valores monetários que as empresas têm que desembolsar com afastamentos por lesões musculares causadas pro levantamentos de pesos de forma incorreta e repetitiva.


2 Ergonomia


A ergonomia é derivada das palavras gregas ergon (trabalho) e nomo (regras). Nos Estados Unidos, usa-se também, como sinônimo, human factores (fatores humanos).Resumidamente, pode-se dizer que a ergonomia é uma ciência aplicada ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho. (DUL; WEERDMEESTER, 2004, p. 1)






Segundo Dul e Weerdmeester (2004, p. 1),


Ergonomia (ou fatores humanos) é umadisciplina científica que estuda as interações dos homens com outros elementos do sistema, fazendo aplicações da teoria, princípios e métodos de projeto, com o objetivo de melhorar o bem-estar e o desempenho global do sistema.




No projeto de trabalho e das situações cotidianas, a ergonomia focaliza o homem. As condições de insegurança, insalubridade, desconforto eineficiência são eliminadas adaptando-se às capacidades e limitações físicas e psicológicas do homem.
A ergonomia tem como base de conhecimento, outras áreas da ciência como antropologia, biomecânica, fisiologia, psicologia, engenharia mecânica, desenho industrial, eletrônica, informática e gerência industrial. A integração dessas áreas desenvolveu métodos e técnicas específicas para aplicaresses conhecimentos na melhoria do trabalho e das condições de vida do trabalhador. (KROEMER, 2005, p. 44).


2.1 Significado social da ergonomia


Segundo Dul e Weerdmeester (2004, p. 3),


A ergonomia pode contribuir para um grande número de problemas sociais relacionados com a saúde, segurança, conforto...
tracking img